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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eltonpt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Marivânia Conceição dept_BR
dc.contributor.otherCosta, Hiltonpt_BR
dc.contributor.otherBordin, Reginaldo Aliçandropt_BR
dc.contributor.otherBueno, Zuleika de Paulapt_BR
dc.contributor.otherMartins, José Antônio, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T16:04:36Z-
dc.date.available2019-08-27T16:04:36Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elton. Cotas sociais e raciais: como se posicionam estudantes de tradicional escola privada de Maringá. 2018. 77 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5432-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Marivânia Conceição de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Sociais)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais, 2018pt_BR
dc.description.abstractResumo: Longe de ser um ponto pacífico nas discussões das políticas públicas, a implantação dos sistemas de cotas sociais e raciais nas universidades públicas brasileiras vem sendo alvo de críticas e elogios por parte daqueles que questionam sua efetividade e, acima de tudo, sua legitimidade; e aqueles que interpretam a iniciativa como justa e coerente diante das circunstâncias históricas e sociais que envolvem a problemática do acesso à educação superior no Brasil. Neste trabalho, procurou-se levantar, organizar e interpretar dados acerca do posicionamento de estudantes do ensino médio de uma tradicional escola privada de Maringá em relação à implantação das cotas sociais e raciais nas universidades públicas brasileiras. A partir dos procedimentos da técnica de survey e metodologias de análise qualitativa, e das dinâmicas de imersão e interpretação, almejou-se nesse trabalho refletir sobre o teor dos discursos favoráveis e contrários a essas políticas públicas, bem como suas interfaces com os referenciais teóricos das ciências sociaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: The implementation of social and racial quotas systems in Brazilian public universities has been criticized and praised by those who question its effectiveness and, above all, its legitimacy; and those who interpret the initiative as fair and coherent, in view of the historical and social circumstances around the problem of access to higher education in Brazil. In this work, we point to collect, organize and interpret data about the point of view of high school students in a traditional private school in Maringá in relation to social and racial quotas in Brazilian public universities. From the procedures of the survey technique and methodologies of qualitative analysis as well as the dynamics of immersion and interpretation, this work sought to reflect on the content of discourses favourable and contrary to these public policies and their interfaces with the theoretical references of the Social Sciencespt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistema de cotas sociaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPolítica pública - Educaçãopt_BR
dc.subject.ddc305.89pt_BR
dc.titleCotas sociais e raciais : como se posicionam estudantes de tradicional escola privada de Maringápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2Sociologia-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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