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Autor(es): Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
Título: O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
Palavras-chave: História da computação;Mulheres na ciência;Materialismo histórico - Dialético
Data do documento: 2019
Citação: MATOS, Rozenilda Luz Oliveira de. O ensino da computação para as meninas: uma trajetória de silêncios e transgressões. 2019. 175 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O presente trabalho busca responder a seguinte questão: Como o desenvolvimento da ciência da computação e a participação das mulheres no desenvolvimento dessa ciência influenciou projetos escolares no Brasil? O objetivo da pesquisa foi o de investigar alguns aspectos que evidenciam a presença feminina na constituição da própria história da computação. Também iremos refletir sobre questões sociais, culturais e econômicas da atuação da mulher na ciência da computação e como ficou o papel da escola em relação ao ensino da ciência da computação para as meninas. Para tanto, apresentamos aqui importantes reflexões sobre a participação das mulheres na história da ciência e da ciência da computação. Analisamos também o papel da UNESCO nas definições de ações e estratégias para o ingresso das mulheres na ciência e dialogamos sobre o "silenciamento" do trabalho das mulheres na computação. Utilizamos como referencial de análise o materialismo histórico dialético de Karl Marx, demonstrando que as ações institucionais desenvolvidas ao redor do mundo no sentido de tentar "inserir" a mulher dentro do processo de produção de conhecimento não tem feito mais do que reproduzir um modelo excludente que já se enraizou na sociedade
Abstract: This research aims to answer the following question: How does the development of computer science and women's participation in the development of this Science influence educational projects in Brazilian schools? The object of this research was to explore aspects that underline women's presence in building the history of computing. The paper also offers a reflection on social, cultural and economic issues in relation to women's performance in computer science and the role of schools in relation to teaching computer science to girls. For this purpose, important considerations on the participation of women in the history of science and in computer science were made. The role of UNESCO (The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) in the definition of actions and strategies for the inclusion of women in science and, the "silence" surrounding women's work in computer science, were also analysed. Karl Marx's historical dialectic materialism was employed as a reference in order to demonstrate that the institutional actions developed around the world to try and integrate women in the production of the knowledge process has not done more than reproduce an excluding model that is already deeply ingrained in society
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranis
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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