Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Rozenilda Luz Oliveira dept_BR
dc.contributor.otherSantin Filho, Ouridespt_BR
dc.contributor.otherMoura, Roseli Alves dept_BR
dc.contributor.otherCarneiro, Marcelo Carbonept_BR
dc.contributor.otherBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.otherFranco, Valdeni Soliani, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T20:52:04Z-
dc.date.available2019-09-10T20:52:04Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMATOS, Rozenilda Luz Oliveira de. O ensino da computação para as meninas: uma trajetória de silêncios e transgressões. 2019. 175 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranispt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho busca responder a seguinte questão: Como o desenvolvimento da ciência da computação e a participação das mulheres no desenvolvimento dessa ciência influenciou projetos escolares no Brasil? O objetivo da pesquisa foi o de investigar alguns aspectos que evidenciam a presença feminina na constituição da própria história da computação. Também iremos refletir sobre questões sociais, culturais e econômicas da atuação da mulher na ciência da computação e como ficou o papel da escola em relação ao ensino da ciência da computação para as meninas. Para tanto, apresentamos aqui importantes reflexões sobre a participação das mulheres na história da ciência e da ciência da computação. Analisamos também o papel da UNESCO nas definições de ações e estratégias para o ingresso das mulheres na ciência e dialogamos sobre o "silenciamento" do trabalho das mulheres na computação. Utilizamos como referencial de análise o materialismo histórico dialético de Karl Marx, demonstrando que as ações institucionais desenvolvidas ao redor do mundo no sentido de tentar "inserir" a mulher dentro do processo de produção de conhecimento não tem feito mais do que reproduzir um modelo excludente que já se enraizou na sociedadept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to answer the following question: How does the development of computer science and women's participation in the development of this Science influence educational projects in Brazilian schools? The object of this research was to explore aspects that underline women's presence in building the history of computing. The paper also offers a reflection on social, cultural and economic issues in relation to women's performance in computer science and the role of schools in relation to teaching computer science to girls. For this purpose, important considerations on the participation of women in the history of science and in computer science were made. The role of UNESCO (The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) in the definition of actions and strategies for the inclusion of women in science and, the "silence" surrounding women's work in computer science, were also analysed. Karl Marx's historical dialectic materialism was employed as a reference in order to demonstrate that the institutional actions developed around the world to try and integrate women in the production of the knowledge process has not done more than reproduce an excluding model that is already deeply ingrained in societypt_BR
dc.format.extent175 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagemulpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHistória da computaçãopt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico - Dialéticopt_BR
dc.subject.ddc501pt_BR
dc.titleO ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.subject.cnpq2Matemática-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rozenilda Luz Oliveira de mtos_2019.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.