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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Marcelo Pimentel dapt_BR
dc.contributor.authorBaldaquim, Matheus Juniorpt_BR
dc.contributor.otherMesquita, Nyuara Araújo da Silvapt_BR
dc.contributor.otherKiouranis, Neide Maria Michellanpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-16T14:28:33Z-
dc.date.available2019-09-16T14:28:33Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationBALDAQUIM, Matheus Junior. Reflexões sobre a prática como componente curricular: um olhar para os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química das instituições federais de ensino superior do Paraná. 2019. 116 f. Dissertação (mestrado em Educação para Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5451-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Prática como Componente Curricular (PCC) na formação inicial de professores do Paraná é o objeto desta dissertação. Ela foi estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores da Educação Básica, por meio da Resolução CNE/CP 02/2002 que tem por objetivo a superação dos desafios da formação docente, pautada no modelo conhecido como racionalidade técnica. Assim, surgiu a necessidade de inserir a reflexão sobre a prática durante todo o processo formativo, a fim de desfazer a visão dicotômica entre teoria e prática. Atualmente, a Resolução CNE/CP 02/2015 que define as DCN para formação de professores em nível superior, mantem o mínimo de 400 horas destinadas a PCC, reafirmando a sua importância na formação inicial. Instituída legalmente há dezesseis anos, a PCC ainda provoca inúmeros questionamentos, sendo plural o seu entendimento e, posteriormente, as formas de inserção nos cursos. Portanto, nesta pesquisa, apresentamos resultados de uma investigação a respeito das configurações curriculares produzidas por cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná para inserir a PCC. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, tendo como fonte de dados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Para a análise da inserção da PCC adaptamos a base de conhecimentos de Shulman (1987) e Grossman (1990). Por meio desta análise, evidenciou-se que os cursos de formação inicial de professores de Química do Paraná inserem a PCC de diferentes formas, predominando a inserção em disciplinas de conteúdo específico e disciplinas pedagógicas de conteúdo. Para a análise das concepções de PCC, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), identificando alguns parâmetros que permitem evidenciar a busca pela superação da racionalidade técnica, como a formação do professor prático-reflexivo, pesquisador e investigador. Apresentamos ainda as atividades relatadas como opções para desenvolver a carga horária, bem como cursos que não expressam uma interpretação adequada. Por último, a polissemia de termos encontrada evidencia a necessidade de maiores direcionamentos da Legislação quanto à PCCpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Practice as Curricular Component (PCC) in the initiation of teachers of Paraná is the object of this dissertation. The PCC was contracted in the National Curricular Guidelines (DCN) for the training of Basic Education teachers, through Resolution CNE/CP 02/2002, whose objective is to overcome the challenges of teacher education, based on the model as the technical rationality. Thus, the need arose to insert the reflection on the practice throughout the formative process, in order to undo the dichotomous vision between theory and practice. Currently, Resolution CNE/CP 02/2015, which defines the DCN for teacher training at the higher level, maintains a minimum of 400 hours for PCC, reaffirming their importance in initial training. Established legally sixteen years ago, the PCC still provokes numerous questions, being its plural understanding and, later, the forms of insertion in the courses. Therefore, in this research, we present results of an investigation about the curricular configurations produced by undergraduate courses in Chemistry of the Federal Institutions of Higher Education of Paraná to insert the PCC. It is a documentary research of qualitative nature, having as a natural source of data the Pedagogical Projects of Course (PPC). In order to analyze the insertion of the PCC we adapted the knowledge base of Shulman (1987) and Grossman (1990). By means of this analysis, the initiation courses of Chemistry teachers of Paraná are evidenced, they insert a PCC of different forms, predominating a discipline in disciplines of specific content and pedagogical disciplines of content. For an analysis of PCC concepts, a Bardin Content Analysis (2011) was used, identifying some variables that allow evidence of a quest for overcoming the technique, such as a practical-reflective teacher training, researcher and researcher. We also present the activities reported as options to develop the workload, as well as courses that do not express an adequate interpretation. Finally, the polysemy of terms found evidences the need for more directives of the Legislation regardingpt_BR
dc.format.extent116 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQuímica - Currículopt_BR
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subject.ddc540pt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática como componente curricular : um olhar para os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química das instituições federais de ensino superior do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.subject.cnpq2Matemática-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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