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dc.contributor.advisorJuan Amadeo Soriano Palominopt_BR
dc.contributor.authorIssao Massagopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T17:43:16Z-
dc.date.available2019-09-20T17:43:16Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5544-
dc.description.abstractMathematics is seen by many students as an insurmountable obstacle. However, frequently, the problem is not the content taught in school, but in the way these contents are taught by many of the teachers. Therefore, the need arises to rescue their origin, or rather, the demonstration of rules and formulas. Inequalities in particular those involving right convex functions and left concave functions deserve attention because they involve sequences of mathematical procedures to be demonstrated, even if each step to be shown, in principle, is not very complex. Thus, these inequalities serve to exemplify the apparently simple theorems of statements that require certain precautions, such as mathematical reasoning sequences, and prior knowledge. The main objective of this work is to strictly, the important numerical inequalities through the right convex functions and left concave functionsen
dc.languageporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesigualdade matemáticapt_BR
dc.subjectFunção convexapt_BR
dc.subjectFunção côncavapt_BR
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.titleDesigualdade envolvendo funções convexas à direita e funções côncavas à esquerdapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marcio Antonio Jorge da Silva - UEL
dc.contributor.referee2Luciene Parron Gimenes Arantes - UEM
dc.description.resumoA Matemática é vista, por muitos alunos, como um obstáculo intransponível. Porém, muitas vezes, o problema não está nos conteúdos ensinados na escola, mas sim na maneira como estes conteúdos são ensinados por muito dos professores. Assim, surge a necessidade em resgatar sua origem, ou melhor, a demonstração de regras e de fórmulas. As desigualdades, em especial, as que envolvem funções convexas à direita e funções côncavas á esquerda chamam atenção por envolverem sequências de procedimentos matemáticos para serem demonstrados, mesmo que cada passo a ser demonstrado, a princípio, seja não muito complexo. Sendo assim, estas desigualdades servem para exemplificar as demonstrações de teoremas, aparentemente simples, que exigem certos cuidados, como sequências de raciocínios matemáticos, além de conhecimentos prévios. O objetivo principal deste trabalho é obter de forma rigorosa, as desigualdades numéricas importantes através das funções convexas à direita e funções côncavas à esquerdapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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