Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547
Autor(es): Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
Orientador: Josiney Alves de Souza
Título: Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
Banca: Simão Nicolau Stelmastchuk - Unespar
Banca: Carlos José Braga Barros - UEM
Palavras-chave: Raciocínio lógico;Argumentação;Diversas linguagens;Aprendizagem significativa
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica para o primeiro ano do ensino médio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido a sua aprendizagem e aos professores é sugerido uma reflexão sobre a sua vivência em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticos
Abstract: This paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical content
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000228461.pdf8,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.