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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosiney Alves de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPatrícia Rose Gomes de Melo Viol Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T17:43:57Z-
dc.date.available2019-09-20T17:43:57Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical contenten
dc.languageporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectDiversas linguagenspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleMatemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Simão Nicolau Stelmastchuk - Unespar
dc.contributor.referee2Carlos José Braga Barros - UEM
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica para o primeiro ano do ensino médio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido a sua aprendizagem e aos professores é sugerido uma reflexão sobre a sua vivência em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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