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Autor(es): Harger, Patrícia Helena Campestrini
Título: Lá vem a noiva : narrativas da moda para casar (1950-1959)
Palavras-chave: Casamento - História;Noivas - Modelagem;Revistas femininas - Moda;Moda - Brasil - História
Data do documento: 2019
Citação: HARGER, Patrícia Helena Campestrini. Lá vem a noiva: narrativas da moda para casar (1950-1959). 2019. 224 f. Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A tese propõe analisar o casamento por meio das revistas femininas Vida Doméstica, Fon-Fon e O Cruzeiro, entre os anos de 1950 e 1959. O objetivo foi compreender como as estratégias de discurso e propostas de moda ditadas pelas revistas femininas foram fundamentais dentro da história da moda e do casamento, transformando as maneiras de vestir, de organizar a festa e preparar o bolo. Para tal, tomou-se por fontes documentais as colunas de moda, culinária, imagens, textos e as cartas enviadas pelas leitoras das revistas direcionadas às noivas. Por fim, os vestígios encontrados na pesquisa permitem afirmar que as revistas femininas tiveram papel relevante tanto na divulgação e popularização dos modos de casar bem como na inserção de novos bens de consumo. As estratégias de moda apresentadas pelas revistas ampliaram os afazeres da noiva, com a criação um espaço para investimentos na organização do evento e nos elementos que compõem o cenário do casamento, impactando no modo como as famílias se preparavam para esse dia
Abstract: This work intends to analyze the marriage using the women?s magazines Vida Doméstica, Fon-Fon and O Cruzeiro, between the years 1950 and 1959. The objective was to understand how important their strategy inside the fashion history and marriage were, transforming the ways of dressing, party organization and the wedding cake preparation. For this purpose, this work used, as documentary sources, the magazine?s fashion columns, culinary articles, images, texts and letters with bridal?s subjects addressed from their readers. Finally, the traces found in the research allow us to affirm that women?s magazines played a relevant role both in disseminating and popularizing ways to get married as well as in the insertion of new consumer goods. The fashion strategies presented by the magazines increased the bride?s tasks, a market space is created for investments in the event?s organization and in the elements that make up the wedding scene, impacting on how families prepares themselves for this day
Descrição: Orientador: Profª. Drª. Ivana Guilherme Simili
Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5570
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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