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dc.contributor.authorHarger, Patrícia Helena Campestrinipt_BR
dc.contributor.otherSimili, Ivana Guilhermept_BR
dc.contributor.otherAndrade, Solange Ramos de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherGuizzo, Marcio Robertopt_BR
dc.contributor.otherSchmitt, juliana Luiza de Melopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Bruno Sanches Mariante dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T16:40:53Z-
dc.date.available2019-09-30T16:40:53Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationHARGER, Patrícia Helena Campestrini. Lá vem a noiva: narrativas da moda para casar (1950-1959). 2019. 224 f. Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5570-
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Ivana Guilherme Similipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese propõe analisar o casamento por meio das revistas femininas Vida Doméstica, Fon-Fon e O Cruzeiro, entre os anos de 1950 e 1959. O objetivo foi compreender como as estratégias de discurso e propostas de moda ditadas pelas revistas femininas foram fundamentais dentro da história da moda e do casamento, transformando as maneiras de vestir, de organizar a festa e preparar o bolo. Para tal, tomou-se por fontes documentais as colunas de moda, culinária, imagens, textos e as cartas enviadas pelas leitoras das revistas direcionadas às noivas. Por fim, os vestígios encontrados na pesquisa permitem afirmar que as revistas femininas tiveram papel relevante tanto na divulgação e popularização dos modos de casar bem como na inserção de novos bens de consumo. As estratégias de moda apresentadas pelas revistas ampliaram os afazeres da noiva, com a criação um espaço para investimentos na organização do evento e nos elementos que compõem o cenário do casamento, impactando no modo como as famílias se preparavam para esse diapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work intends to analyze the marriage using the women?s magazines Vida Doméstica, Fon-Fon and O Cruzeiro, between the years 1950 and 1959. The objective was to understand how important their strategy inside the fashion history and marriage were, transforming the ways of dressing, party organization and the wedding cake preparation. For this purpose, this work used, as documentary sources, the magazine?s fashion columns, culinary articles, images, texts and letters with bridal?s subjects addressed from their readers. Finally, the traces found in the research allow us to affirm that women?s magazines played a relevant role both in disseminating and popularizing ways to get married as well as in the insertion of new consumer goods. The fashion strategies presented by the magazines increased the bride?s tasks, a market space is created for investments in the event?s organization and in the elements that make up the wedding scene, impacting on how families prepares themselves for this daypt_BR
dc.format.extent224 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCasamento - Históriapt_BR
dc.subjectNoivas - Modelagempt_BR
dc.subjectRevistas femininas - Modapt_BR
dc.subjectModa - Brasil - Históriapt_BR
dc.subject.ddc981.06pt_BR
dc.titleLá vem a noiva : narrativas da moda para casar (1950-1959)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2História-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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