Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLorencini Júnior, Álvaropt_BR
dc.contributor.authorHidalgo, Maycon Raulpt_BR
dc.contributor.otherObara, Ana Tiyomipt_BR
dc.contributor.otherAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-06T16:12:24Z-
dc.date.available2019-11-06T16:12:24Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationHIDALGO, Maycon Raul. Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia: limites e possibilidades. 2015. 216 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como principal objetivo identificar as contribuições que a inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) pode proporcionar à formação de professores de Ciências e Biologia. Considerando os pressupostos da Alfabetização Científica e suas dimensões relacionadas com a HFC, o estudo trata das relações internas, externas, ontológicas e epistemológicas dos conceitos científicos, admitindo a HFC como uma ferramenta de apoio ao professor que possibilita a integração do conhecimento. Nesta perspectiva, constituímos um grupo de trabalho com 16 estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná, no qual discutimos as possibilidades e dificuldades de se utilizar a HFC como ferramenta de ensino, na Educação Básica. Nossos resultados apontam diversas dificuldades nesta inserção, em especial as que se relacionam à insegurança dos estudantes em adotar nas aulas o enfoque HFC. Neste sentido, os licenciandos demonstraram oscilações argumentativas entre o como e o porquê da inserção da HFC no Ensino de Ciências. Contudo, as possibilidades também foram apresentadas, de modo que apontaram a viabilidade de solucionar, ou ao menos contornar, as dificuldades por meio de debates e atividades oriundas da inserção da HFC no Ensino Superior, diminuindo assim as oscilações argumentativas dos licenciandos. Portanto, as contribuições da HFC à formação inicial foram configuradas, considerando estes aspectos integrados às dimensões do ato educativo em um processo de reflexão sobre a própria prática docente, bem como sobre a Natureza da Ciênciapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims identify how the insertion of history and Philosophy Science (HPS) can contribute to training of Science and biology teachers. Considering the assumptions of scientific literacy and its dimensions related with HPS. The study deals about internal, external, ontological and epistemological relations of scientific concepts, admitting HPS as a support tool to the teacher that the enable integrations of knowledge. In this way, we set up a study group with 16 students of a Biological Science Degree at a public University of Paraná, which we discuss the possibilities and difficulties about using the HPS as a teacher tool in basic education. Our results point of many difficulties in this insertion, especially those related with the insecurity of the students, on adopt HPS in class. In this sense, the undergraduates showed argumentative oscillations between the how and why they should insert the HPS in the science teaching. However, the possibilities also was pointed of, presenting feasibility of solving, or at least work around, the difficulties through discussions and activities derived of the insertion HPS in the initial training of teachers, thus diminishing the argumentative oscillations from the undergraduates. Therefore, the contributions of the HPS to initial training were configured, considering this aspects integrated the dimensions of educational act in a process of reflection on one’s own teaching practice, and about the Nature of Sciencept_BR
dc.format.extent216 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação de professores - Ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professores - História e filosofia da ciência (HFC)pt_BR
dc.subjectCiências - Históriapt_BR
dc.subject.ddc507.08pt_BR
dc.titleContribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.subject.cnpq2Matemática-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maycon Raul Hidalgo_2015.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.