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Autor(es): Colucci, Marcelo Pereira
Orientador: Alves, André Augusto de Almeida
Título: Sepulcro caiado : rascunho sobre o habitat no mercado de almas
Palavras-chave: Mercadoria-arquitetura;Fetiche;Estética e dominação
Data do documento: 2017
Citação: COLUCCI, Marcelo Pereira. Sepulcro caiado: rascunho sobre o habitat no mercado de almas. 2017. 142 p. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Esta dissertação é uma discussão sobre a estética da mercadoria-arquitetura, especificamente sobre as relações dos sujeitos com a arquitetura caiada pelo revestimento místico e suprassensível do fetichismo da mercadoria. Sob uma perspectiva materialista faz-se uma investigação lógico-argumentativa acerca da linguagem performática inerente às relações reificadas, destacando seu poder de subjugar os sujeitos através da castração simbólica e, assim, sua participação enquanto meio de dominação legítimo, capaz de reproduzir a ordem social injusta em que é gerado. O fetiche da mercadoria se desdobra em uma estética do suprassensível, estabelecendo uma ordem simbólica e uma linguagem a qual os homens devem sujeitar-se compulsoriamente. Em observância a esta condição é que se pensou o mercado capitalista em termos de um mercado de almas, e suas mercadorias nos termos de um sepulcro caiado. Assim, no âmbito específico desta dissertação, pode-se dizer que se pretende discutir o habitat caiado da arquitetura vivida no mercado de almas. Os andaimes construídos por essa perspectiva permitem uma melhor compreensão de fenômenos como a cenarização da arquitetura performática dos estilos de vida, a pulverização do espetáculo da mercadoria, os espaços consumidos para um outro tornado um decorador-obsessivo
Abstract: This dissertation is a discussion on the aesthetics of the commodity-architecture, specifically on the relations of the subjects with the architecture whitewashed by the mystical and supensensible coating of the commodity fetishism. From a materialist perspective, a logical-argumentative inquiry is made about the performative language inherent in reified relationships, highlighting its power to subjugate subjects through symbolic castration and, thus, their participation as a means of legitimate domination capable of reproducing the social order In which it is generated. The commodity fetish unfolds into an aesthetics of the supersensible, establishing a symbolic order and a language to which men must compulsorily submit. In observance of this condition is that the capitalist market was thought in terms of a market of souls, and its commodities in terms of a whitewashed tomb. Thus, in the specific scope of this dissertation, it is possible to be said that one intends to discuss the whitewashed habitat of the architecture lived in the market of souls. The scaffolding constructed from this perspective allows a better understanding of phenomena such as the aeration of the performance architecture of lifestyles, the pulverization of the spectacle of the commodity, the spaces consumed for another made an obsessive decorator
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Augusto de Almeida Alves
Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5651
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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