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Autor(es): Ferreira, Jeanne Christine Versari
Orientador: Cordovil, Fabíola Castelo de Souza
Título: O processo de privatização do espaço no novo centro de Maringá-Paraná : agentes, imagens e discursos
Palavras-chave: Niemeyer, Oscar, 1907-2012 - Arquitetura;Privatização - Espaço público - Maringá (PR);Projeto Ágora - Maringá (PR);Novo centro - Maringá (PR)
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, Jeanne Christine Versari. O processo de privatização do espaço no novo centro de Maringá-Paraná: agentes, imagens e discursos. 2017. 223 p. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O plano inicial de Maringá foi concebido a partir de ideários modernistas. Desde o início do núcleo urbano era evidente uma forte relação entre agentes públicos e privados. Durante o desenvolvimento da cidade, busca-se reiterar a modernidade e o progresso através de diretrizes urbanísticas que buscam o sempre novo, vinculando projetos a grandes nomes da arquitetura. A obsolescência do papel da ferrovia e a renovação dos eixos econômicos nacionais trouxeram consigo a ideia de que o pátio de manobras no centro da cidade, antes estruturador da malha urbana, havia se tornado uma barreira para os fluxos viários e de capital. Nessa conjuntura, em 1985 foi encomendada a Oscar Niemeyer a primeira proposta de reestruturação do plano inicial de Maringá, o Projeto Agora. Apesar de tentativas para sua viabilização até o ano de 1991, o projeto foi engavetado. A partir do ano de 1992, as ações da municipalidade, em descompasso com a proposta do arquiteto, resultaram em um loteamento irregular do espaço público, privado, aos moldes tradicionais. Logo, em nosso estudo, compreendemos o processo de privatização do espaço público do pátio de manobras da ferrovia de Maringá, Paraná, entre os anos de 1985 e 1993. Analisamos as disputas entre os agentes urbanos, as imagens e os discursos das propostas para reestruturação da área central. Nosso método consistiu na reunião de diversos tipos de fontes que, posteriormente, foram cotejadas. Investigamos em diversos acervos os projetos urbanísticos, as legislações, as imagens aéreas, os mapas de loteamentos, as atas das sessões da Câmara de Vereadores e as notícias em jornais e revistas locais. A privatização do espaço do pátio de manobras da cidade, transformado em Novo Centro de Maringá, foi gradual. Concretizou-se através da ação dos agentes locais e da especulação de imagens-projetos, vinculadas a um grande nome da arquitetura que legitimou o empreendimento privado como uma peça de marketing. O emparelhamento dos agentes urbanos por essa transformação e evidente. De um lado, os agentes construtores e a mídia locais com pressões constantes para a privatização e, de outro, o Estado como criador de condições para a concretização desse processo
Abstract: The initial plan of Maringa was designed from modernist ideals. Since the beginning of the urban core, a strong relationship between public and private actors was evident. During the development of the city, it is sought to reiterate modernity and progress through urban planning guidelines that seek the ever-new space, linking projects to big names of architecture. The obsolescence of the role of the railway and the renewal of the national economic axes brought with them the idea that the maneuvering yard in the center of the city, before structurer of the urban network, had become a barrier to the road and capital flows. At this juncture, in 1985 was ordered the first proposal to restructure the initial plan of Maringa to Oscar Niemeyer, the Agora Project. Despite attempts to make it viable until 1991, the project was shelved. In 1992, the actions of the municipality, in disagreement with the architect's proposal, resulted in an irregular subdivision of the public space, private, to the traditional molds. Therefore, in our study, we understood the process of privatization of the public space of the railroad maneuvering yard in Maringa, Parana, between 1985 and 1993. We analyze the disputes between urban agents, images and discourses of the proposals for restructuring the central area. Our method consisted in gathering several types of sources that were later compared. We investigated various collections the urban projects, legislations, aerial images, maps of lots, minutes of the sessions of the City Council and news in local newspapers and magazines. The privatization of the space of the maneuvering yard in the central area of the city, which was transformed into New Center of Maringa, was gradual. This was concretized through the action of the local agents and the speculation of images-projects, linked to a great name of the architecture that legitimized as a piece of marketing the private business. The pairing of urban agents by this transformation is evident. On the one hand, we have the local construction agents and the local media with constant pressures for privatization and, on the other hand, the State as the creator of conditions for the realization of this process
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Fabíola Castelo de Souza Cordovil
Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5654
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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