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Autor(es): Santos, Thais da Silva
Orientador: Alves, André Augusto de Almeida
Título: Patrimonialização e preservação da arquitetura moderna, preceitos e práticas em intervenções : o caso do Centro Cultural FIESP em São Paulo
Banca: Silva, Ricardo Dias
Banca: Hirao, Hélio
Palavras-chave: Rocha, Paulo Mendes da, 1928- Arquiteto;Patrimônio arquitetônico - Preservaçäo;Centro Cultural FIESP;Patrimônio Arquitetônico - Intervenção;Arquitetura moderna
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Thais da Silva. Patrimonialização e preservação da arquitetura moderna, preceitos e práticas em intervenções: o caso do Centro Cultural FIESP em São Paulo. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5658. Acesso em: 2 fev. 2021.
Abstract: Resumo: A preservação do patrimônio arquitetônico moderno envolve questões peculiarmente complexas, concernentes à sua relação com a memória, identidade e patrimonialização enquanto processos sociais; nesse sentido, torna-se relevante considerar tal relação como o primeiro passo para a discussão e formulação de diretrizes, preceitos e projetos de intervenção neste patrimônio. As considerações de Jeudy (La machinerie patrimoniale, 2001) acerca de conceitos como reflexividade, museificação urbana e naturalização de preceitos e práticas de preservação do patrimônio arquitetônico, tendo como pano de fundo a patrimonialização associada à lógica empresa-indústria, constituem o ponto de partida do presente estudo. Diante disso, analisa-se a intervenção de Paulo Mendes da Rocha e equipe no Centro Cultural FIESP (1996-1998), situando este objeto no cruzamento entre teoria crítica, intervenção no patrimônio arquitetônico, teorias e preceitos estabelecidos em cartas patrimoniais, bem como em relação à noção de projeto moderno e sua realização no espaço urbano cívico. A preocupação do arquiteto em recuperar a relação entre o edifício e a cidade, de modo a torná-lo um elemento articulador do espaço urbano, recriando a extinta praça entre o passeio público da Avenida Paulista e os degraus de acesso a FIESP, fez com que fosse transgredido, no corpo do prédio, um dos princípios basilares do campo do restauro, da reversibilidade. Mas, de outro modo, prevaleceu a autenticidade da ideia, o conceito do projeto dos anos 60, e sua memória proveniente. Isto, por sua vez, mostra uma retroalimentação entre preceitos e seus desdobramentos na prática. Desse modo, o presente estudo contribui para o debate sobre intervenção no patrimônio arquitetônico moderno, sobretudo, no tocante à postura dos arquitetos diante da práxis da preservação, dentro dos limites impostos pela ordem social
Abstract: The preservation of modern architectural patrimony implicates peculiarly complex questions concerning its relation to memory, identity and patrimonialization as social processes. In this sense, it becomes relevant to consider such relationship as a first step for the discussion and formulation of guidelines, precepts and intervention projects in this patrimony. The considerations of Jeudy (La machinerie patrimoniale, 2001) about concepts such as reflexivity, urban museification and naturalization of precepts and practices of preservation of the architectural patrimony, having as background the patrimonialization associated with the company-industry logic, constitute the starting point of this research. Therefore, the work analyzes the intervention of Paulo Mendes da Rocha and team for the FIESP Cultural Center (1996-1998), situating this object in the intersection between critical theory, intervention in the architectural patrimony, theories and precepts established in patrimonials documents, as well as the notion of modern design and its realization in civic space. The architect's concern to recover the relation between the building and the city, in order to make it an articulating element of the urban space, recreating the extinct square between the public promenade of Avenida Paulista and the steps of access to FIESP, transgressed in the body of the building one of the principles of the field of restoration, reversibility. But, otherwise, the authenticity of the idea prevailed, the concept of the sixties project, and its memory. This, in turn, reveals a feedback between precepts and their unfolding in practice. Thus, the work contributes to the debate about intervention in the modern architectural patrimony, above all, regarding the position of the architects before the praxis of the preservation, within the limits imposed by the social order
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Augusto de Almeida Alves
Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5658
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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