Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661
Autor(es): Santos, Viviane Evangelista Neves
Orientador: Peres, Aparecida de Fátima
Título: Guia de leitura : um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
Palavras-chave: Leitura;Leitor - Formação;Compreensão leitora
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Viviane Evangelista Neves. Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano. 2019. 156 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A presente pesquisa, incluída no âmbito da Linguística Aplicada, tem por objetivo realizar uma atividade de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo e analisar como estes alunos aprendem a leitura pela perspectiva da concepção de leitura interativa. A base teórica que fundamentou esta pesquisa encontra-se amparada nos estudos de Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) e Geraldi (2013), autores que defendem a relevância do desenvolvimento da competência leitora para formação do sujeito em seus aspectos pessoais e cognitivos. Visando a alcançar os objetivos propostos, selecionamos para a leitura o livro "O Menino Marrom" do autor Ziraldo, ancorados nas etapas das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Para registro das atividades, elaboramos e aplicamos um guia de leitura a cada etapa concluída (antes, durante e após a leitura), o qual contemplou questões de compreensão, interpretação, intertextualidade e estrutura linguística em torno da narrativa. Para análise dos resultados, este trabalho se volta para a metodologia da pesquisa-ação de base interpretativa, pois considera que a parceria entre pesquisador/professor e sujeito/aluno participante da pesquisa contribui para a mudança da prática pedagógica, incita a transformação do comportamento do aprendiz na prática de leitura interativa por meio de ações compartilhadas na sala de aula. Da análise, verificamos no decorrer das etapas de leitura e registros efetuados no guia de leitura os diversos aspectos que agregam o nível de envolvimento com a atividade proposta, proficiência, autonomia e criticidade leitora em que se encontram os sujeitos participantes da pesquisa. Concluímos com este trabalho que a concepção interativa de leitura considera que planejar as ações e ter objetivos para a atividade de leitura que se deseja desenvolver se torna um relevante fator para a motivação do aprendiz. O guia de leitura, por sua vez, favorece o envolvimento do aluno na compreensão global do texto, pois envolve diferentes estratégias que fomentam o caminho para o desenvolvimento de sua competência leitora
Abstract: The present researches included in the scope of the Applied Linguistics has for objective to acomplish perform a reading activity with students of the 9th grade of a public school in the state of São Paulo and analyse as these students learn the reading from the perspective of reading conception interactive. The theoretical basis for this research is supported by studies by Kato (1987), Menegassi (1995), Orlandi (1996) Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2012) and Geraldi 2013), authors who defend the relevance of the development of reading competence for the formation of the subject in their personal and cognitive aspects. Aiming at reaching the proposed objectives, we selected for the reading the book "O Menino Marrom" (The Brown Boy) of the author Ziraldo anchored in the stages of the reading strategies proposed by Solé (1998). To Recording the activities, we developed and applied a reading guide at each completed stage (before, during and after reading), which included questions of comprehension, interpretation, intertextuality and linguistic structure around the narrative. For the analysis of the results, goes back to the methodology of the research action with an interpretive basis, since it considers that the partnership between researcher/teacher and subject/student participating in the research contributes to the change of the pedagogical practice, encourages the transformation of the learner's behavior in the practice of interactive reading trough shared actions in the classroom. From the analysis, we verified during the reading stages and records made in the reading guide, the various aspects that add the level of involvement with the proposed activity, proficiency, autonomy and reading criticality in which the subjects participating in the research are found. We conclude with this work that the interactive conception of reading considers that to plan the actions and to have objectives for the reading activity that we want to develop becomes a relevant factor for the motivation of the learner. The reading guide, in turn, favors the student's involvement in the overall comprehension of the text, as it involves different strategies that foment the road for competence
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Peres
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5661
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Viviane Evangelista Neves Santos_2019.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.