Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGreco, Eliana Alvespt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Roselipt_BR
dc.contributor.otherSantos, Annie Rose dospt_BR
dc.contributor.otherGuedes, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T17:20:37Z-
dc.date.available2019-11-19T17:20:37Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Roseli. Oficinas de leitura com o gênero relato pessoal no 6º ano do ensino fundamental. 2019. 107 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5662-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Grecopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente, nas instituições educacionais, ainda se observam inúmeras dificuldades relacionadas à leitura. Nessa perspectiva, os alunos apresentam defasagem em suas competências linguísticas, principalmente em salas de 6ºs anos do Ensino Fundamental II. Devido a esse cenário, desenvolvemos um trabalho que contribuísse com profissionais da área, produzindo e aplicando uma proposta didática de leitura. Para tanto, empregamos o trabalho com gêneros discursivos, mais especificamente o gênero relato pessoal, a fim de propiciar o desenvolvimento e expansão de habilidades de leitura. Nosso objetivo foi aplicar uma proposta de intervenção didático-pedagógica por meio de oficinas, contemplando a leitura do gênero discursivo relato pessoal, visando ampliar a interação entre autor-texto-leitor. Nosso escopo bibliográfico apresenta os seguintes pesquisadores: Kleiman (2007; 2008) e Leffa (1996; 1999), numa abordagem sobre a leitura e sua importância no ambiente escolar; Solé (1998), com os encaminhamentos das estratégias de leitura; Menegassi (1995; 2010a e 2010b), que discorre sobre as etapas do processo de leitura; Bakhtin (2011), Bakhtin/Voloshinov (2009) e Dolz e Schneuwly (2004), para a compreensão dos gêneros discursivos. Esta pesquisa-ação foi aplicada em uma sala de 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de ensino, localizada na região central de Maringá, no Paraná. No que se refere ao resultado da aplicação, verificamos que o trabalho com o gênero discursivo relato pessoal mostrou ser uma ferramenta importante na prática diária da sala de aula, em especial com o trabalho de leitura. Além disso, contribuiu para um maior interesse dos alunos nas atividades realizadaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Currently, in educational institutions there are still many difficulties related to reading. In this perspective, students present a deterrence in their linguistic competencies, especially in 6th year classrooms of Elementary School. Due to this scenario, we developed a work would be able contributed with professionals of the area, producing and applying a didactic proposal of reading. To do so, we made use of discursive genres, more specifically the personal narrative genre, in order to foster the development and expansion of reading skills. Our objective was to apply a didactic-pedagogical intervention proposal through workshops, contemplating the reading of the discursive personal genre reporting, aiming to broaden the interaction between author-text-reader. Our bibliographic scope presents various researchers such as: Kleiman (2007; 2008) and Leffa (1996; 1999), in an approach about reading and its importance in the school environment; Solé (1998), with the guiding of reading strategies; Menegassi (1995; 2010a and 2010b), which discusses the stages of the reading process; Bakhtin (2011), Bakhtin/Voloshinov (2009) and Dolz and Schneuwly (2004), for the understanding of discursive genres. This action research was applied on a 6th grade classroom of Elementary School, in a public school system located in the central region of Maringá, Paraná. Regarding the result of the application, we verified that the work with the discursive genre personal narrative was shown to be an important tool in daily classroom practice, especially with reading practices. In addition, it has contributed to a greater interest of students in the activities that were carried outpt_BR
dc.format.extent107 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura - Ensino fundamental - Maringá (PR)pt_BR
dc.subjectOficinas de leiturapt_BR
dc.subjectProposta didático - pedagógicapt_BR
dc.subject.ddc372.4pt_BR
dc.titleOficinas de leitura com o gênero relato pessoal no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.subject.cnpq2Letras-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Roseli Monteiro_2019.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.