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Autor(es): Ferreira, Ercília Alves
Orientador: Hila, Cláudia Valéria Doná
Título: Atividades de multiletramento no contexto da surdez : a construção do perfil no Facebook
Palavras-chave: Surdos - Ensino fundamental - Escrita - Paraná (Estado);Gênero discursivo;Facebook (Rede social on-line);Multiletramento
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, Ercília Alves. Atividades de multiletramento no contexto da surdez: a construção do perfil no Facebook. 2019. 148 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta proposta didático-pedagógica realizada com alunos surdos do 8º/9º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola bilíngue, do noroeste do Paraná, com o propósito de desenvolver as habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir do gênero discursivo Perfil no Facebook. Nosso trabalho foi desenvolvido a partir de uma proposta pedagógica por meio de atividades de multiletramentos que abrangeu o estudo da LP, apoiado no gênero perfil produzido pelos próprios alunos. Teoricamente, nosso trabalho está fundamentado na teoria dos gêneros do discurso (BAKHTIN, VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 2003; BRAIT; PISTORI, 2012; RODRIGUES, 2001); nos estudos sobre multiletramentos (ROJO, 2008; ROJO, 2012; 2013; 2017; ROJO; MOURA, 2012); bem como, na concepção de bilinguismo (LODI; BORTOLOTTI; CAVALMORETI, 2014). Em termos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa e interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; CRESWEL, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2006; SÁ, 2001), caracterizando-se como pesquisa-ação, cujo objetivo é diagnosticar e transformar a realidade dos sujeitos da ação. O corpus analisado é constituído por atividades de multiletramentos realizadas por quatro alunos surdos, sendo dois meninos e duas meninas. As analises mostraram que os alunos surdos apresentaram melhoras significativas no que diz respeito à produção dos perfis, levando em conta as principais características do gênero, como: o contexto de produção, conteúdo temático e estrutura composicional. Verificamos ainda que as tecnologias digitais foram importantes para o desenvolvimento da linguagem dos alunos surdos, pois, além de ampliar a interatividade e compreensão da LP, pode promover o desenvolvimento da escrita dos surdos
Abstract: This work presents a didactic-pedagogical proposal made with deaf students from the 8th / 9th year of Elementary School II, from a bilingual school in the north-west of Paraná, with the purpose of developing students' reading and writing abilities from the discursive genre Facebook profile. Our work was developed from a pedagogical proposal through multilevel activities that covered the study of LP, supported by the gender profile produced by the students themselves. Theoretically, our work is based on the theory of the genres of discourse (BAKHTIN, VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 2003; BRAIT; PISTORI, 2012; RODRIGUES, 2001); (ROJO, 2008, RED, 2012; 2013, 2017; RED; MOURA, 2012); as well as in the conception of bilingualism (LODI; BORTOLOTTI; CAVALMORETI, 2014). In terms of methodology, we adopted the qualitative and interpretative approach (BORTONI-RICARDO, 2008; CRESWEL, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2006; SÁ, 2001), characterizing it as action research, whose objective is to diagnose and transform the reality of subjects of the action. The analyzed corpus is constituted by activities of multiletramentos carried out by four deaf students, being two boys and two girls. The analysis showed that deaf students presented significant improvements regarding the production of the profiles, taking into account the main characteristics of the genre, such as: production context, thematic content and compositional structure. We also verified that digital technologies were important for the development of the language of deaf students, because, in addition to increasing the interactivity and understanding of LP, it can promote the development of deaf writing
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hila
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5663
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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