Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMincoff, Luciane Braz Perezpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Silvia Adriana Trolezpt_BR
dc.contributor.otherCoito, Roselene de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherDias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Língua Portuguesapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T20:19:17Z-
dc.date.available2019-11-19T20:19:17Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Silvia Adriana Trolez. Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoffpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho se fundamenta no estudo, na aplicação de uma intervenção pedagógica e na análise de resultados constituídos em uma proposta de trabalho com a leitura discursiva, perspectiva que se filia à concepção teórica da Análise do Discurso. Tal proposta foi viabilizada pelo Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá - UEM. Nessa trajetória, justificamos nossa pesquisa na busca de entender como os aspectos práticos da leitura têm se concretizado em nossas escolas, identificando os espaços falhos que tais atividades deixam na formação dos leitores. Buscamos como objetivo compreender em nossa pesquisa como a leitura discursiva tem sido trabalhada, para elaborarmos nossa proposta a partir da crônica Namoro e Futebol (2005), de Moacyr Scliar. Nas atividades de intervenção, elaboramos um material didático em forma de oficinas de leitura, as quais trouxeram uma variedade de gêneros textuais para estudo e análise de aspectos relevantes na prática da leitura discursiva em sala de aula. Nossa pesquisa apresenta importância para a transformação da realidade na qual os sujeitos da pesquisa estão circunscritos, pois por meio da leitura discursiva podemos entender os mecanismos de produção de sentidos dos textos e, além disso, buscar o entendimento de que os sentidos podem ser outros a partir da proposta de leitura alicerçada na AD. Em relação aos sujeitos da pesquisa, são alunos do ensino fundamental, anos finais (9º ano) de uma escola pública do Noroeste do Paraná. Para nossa fundamentação teórica, adotamos as contribuições teóricas propostas por Bakhtin (2003, 2010), Solé (1998), Kleiman (1995, 1998), Geraldi (2012), Coracini (1995), Orlandi (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010). No viés da análise, apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação. Nesse panorama, evidenciamos por meio dos resultados obtidos uma prática de leitura que valoriza a história de leitura de nossos sujeitos da pesquisa. Portanto, nossa pesquisa nos mostrou que podemos significar de modos diferentes por meio do discurso. Essa descoberta nos fez aprender que podemos então, significar com respeito e ética, quando nos colocamos diante de outros sujeitos, criando e recriando sentidos no mundopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is based on the study, the implementation of an pedagogical intervention and in the analysis of results incorporated in a work proposal with the discursive reading, perspective that joins the theoretical conception of discourse analysis. This proposal was made by the Professional Master in Letras- PROFLETRAS, in partnership with the State University of Maringa - UEM. In this way, we justify our research in the quest to understand how the practicalities aspects of reading have been realized in our schools, identifying the faulty spaces such activities turn in the readers formation.We seek as aim to understand in our research as the discursive reading has been crafted in order to elaborate our proposal from Dating and Soccer chronicle (2005), Moacyr Scliar. In intervention activities, we developed a courseware in the reading workshops format, which brought a variety of genres for study and analysis of relevant aspects in the practice of discursive reading in the classroom. Our research brings the importance for the transformation of reality in which the subjects are circumscribed, because, by means of discursive reading we can understand the meanings of texts production mechanisms and, in addition, seek the understanding that the senses can be others from reading proposal based on AD. In relation to the research subjects, they are elementary school students, final year (9th grade) in a public school of Paraná Northwest. For our theoretical framework, we adopted the theoretical contributions proposed by Bakhtin (2003, 2010), Solé (1998), Kleiman (1995, 1998), Geraldi (2012) Coracini (1995), Orlandi (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010). In the bias of the analysis, we present a qualitative research, in the form of action research. In this scenario, we evidenced by means of the obtained results a practice of reading that values the reading story of our research subjects. Therefore, our research has shown us that we can mean in different ways through discourse. This finding made us learn that we can then, mean with respect and ethics, when we put in front of other subjects, creating and recreating senses in the worldpt_BR
dc.format.extent152 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura discursivapt_BR
dc.subjectOficinas de leiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subject.ddc401.4pt_BR
dc.titleProposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.subject.cnpq2Letras-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Silvia Adriana Trolez Goncalves_2019.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.