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Autor(es): Damasio, Wemerson
Orientador: Lima, Carmen Rodrigues de
Título: Vidas secas : uma proposta de leitura e de letramento literário para alunos do ensino fundamental
Palavras-chave: Literatura - Leitura literária - Ensino fundamental;Letramento literário;Sequência expandida;Direitos humanos
Data do documento: 2019
Citação: DAMASIO, Wemerson. Vidas secas: uma proposta de leitura e de letramento literário para alunos do ensino fundamental. 2019. 207 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados dos estudos realizados, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Em razão da amplitude dos estudos já realizados a respeito do tema que esta pesquisa abarca, a saber: leitura e letramento literário, apresentamos um recorte teórico sob a perspectiva do trabalho com a literatura brasileira nos anos finais do ensino fundamental (EF II). Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica voltada à prática do letramento literário em uma turma do 9.º ano do EF II de uma escola municipal localizada no maior bairro da periferia de Curitiba (PR), cujo Ideb está abaixo da meta estabelecida para o ano de 2017, buscando a ampliação das histórias de leitura dos alunos e também uma leitura crítica dos textos literários a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Para esse fim, foram utilizados dois capítulos, Fabiano e Fuga, da obra Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos. Para a elaboração da proposta de intervenção pedagógica foram utilizados os pressupostos de Cosson (2016) no que tange à construção de uma sequência expandida. A necessidade desta aplicação surgiu a partir de observações a respeito do material disponibilizado nos livros didáticos de Língua Portuguesa referente aos textos literários. Outro fator contribuinte para a elaboração da proposta foi o contexto em que os estudantes estão inseridos. Por isso, utilizaram-se estratégias que abarcam o texto literário e a realidade na qual os leitores estão inseridos. Assim, a perspectiva deste trabalho é a de propiciar uma leitura com vistas à emancipação do leitor em construir seus próprios sentidos a partir dos textos. O desenvolvimento da pesquisa fundamentou-se especialmente em pressupostos teóricos e metodológicos no que se refere à leitura, literatura e letramento, oferecidos por Candido (1995; 2002; 2006), Kleiman (1995), Soares (2003), Zilberman (2003; 2007; 2009), Jouve (2012), Cosson (2016) e autores como Santos (1997), Bobbio (2004), Hunt (2009) e Piovesan (2015) para subsidiar os conceitos de direitos humanos, ao passo que Bakthin (2003) e Eni Orlandi (1988; 1998; 2007) sustentaram o diálogo entre ficção e realidade e as possibilidades de leitura a partir da atribuição de sentidos aos enunciados. A pesquisa sugere, por meio dos resultados obtidos, que o trabalho com a literatura brasileira em conjunto com o letramento literário pode ser exitoso quando elaborado com um propósito
Abstract: The present work has the objective of showing the results of the studies concatenated within the scope of the Professional Program of master's degree in Languages (PROFLETRAS). Due to the amplitude of the studies already produced in relation to the proposal theme, such as: reading and literary literacy, it will be presented a theoretical section from the perspective of working with Brazilian literature during the final years of elementary school (EF II). Thus, the general objective of this work is to promote a pedagogical intervention related to the literary literacy in a class of the 9th year of the EF II of a municipal school located in the largest suburb of Curitiba (Paraná, Brazil), whose Ideb is below the target set for the year 2017, seeking to broaden students' reading histories as well as a critical reading of literary texts based on the Universal Declaration of Human Rights (UDHR). For this purpose, two chapters (Fabiano and Fuga) of the work Vidas Secas (1938) by Graciliano Ramos were used. For the elaboration of the proposal of pedagogical intervention, it was used the theoretical assumptions of Cosson (2016) regarding to the construction of an expanded sequence. The need for this application arose from observations regarding the material made available in the textbooks of Portuguese Language referring to literary texts. Another contributing factor for the preparation of the proposal was the context in which the students are inserted. Therefore, it was used strategies that cover the literary text and the reality in which the readers are inserted. Thus, the perspective of this work is to provide a reflection for the emancipation of the reader in constructing their own senses from the texts. The development of the research was based especially on theoretical and methodological conventions regarding reading, literature and literacy offered by Candido (1995; 2002; 2006), Kleiman (1995), Soares (2003), Zilberman (2003; 2007; 2009), Jouve (2012), Cosson (2016) and authors such as Santos (1997), Bobbio (2004), Hunt (2009) and Piovesan (2015) to subsidize human rights concepts, while Bakthin (2003) and Eni Orlandi (1988, 1998, 2007) supported the dialogue amid fiction and reality and the possibilities of reading from the attribution of meanings to statements. The research suggests, through the results obtained, that the work with Brazilian literature in conjunction with literary literacy can be successful when elaborated with a purpose
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Carmen Rodrigues de Lima
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5665
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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