Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGreco, Eliana Alvespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Patrícia Santos dept_BR
dc.contributor.otherDias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Neil Armstrong Franco dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Língua Portuguesapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T21:26:08Z-
dc.date.available2019-11-19T21:26:08Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Patrícia Santos de. Retextualização: dos quadrinhos ao conto. 2019. 98 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Grecopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A leitura e a produção textual são atividades importantíssimas no desenvolvimento das potencialidades dos educandos e, pensando nisso, objetivamos elaborar, aplicar e analisar uma proposta de intervenção didático-pedagógica que promova o contato do aluno com a leitura de textos, bem como com a produção textual de contos a partir de tiras em quadrinhos, por meio da retextualização. Para tanto, em relação às atividades de leitura, a pesquisa está fundamentada teoricamente nas estratégias propostas por Solé (1998), pois acredita-se na importância de se possibilitar ao aluno fazer inferências, formular hipóteses, decodificar, compreender e interpretar enunciados para construir o sentido do todo do texto. Quanto à produção textual, o trabalho está apoiado em Geraldi (2003), que considera o texto como ponto de partida e de chegada de todo processo de ensino e aprendizagem de língua. No que diz respeito à retextualização, é necessário considerar as reflexões de Dell'Isola (2007) e de Marcuschi (2007). E, em relação à definição e às características dos gêneros textuais, a pesquisa está embasada teoricamente em Marcuschi (2005). O estudo almeja demonstrar o processo de retextualização como um mecanismo que produz efeitos nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o trabalho é uma pesquisa-ação ligada ao campo de estudo da Linguística Aplicada e, na prática, comprova que, no processo de reescrever um gênero em outro, o aluno é incentivado a compreender o texto de partida e, também, a preservar o seu conteúdo no novo texto por ele produzido. Por conseguinte, os resultados obtidos apontam que, no decorrer do processo de implementação desta proposta, a maioria dos alunos foi capaz de compreender o texto-fonte, preservar a manutenção do assunto, além de realizar uma ampliação das ideias propostas pelo texto inicialpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Reading and text production are important activities in the development of learners' potentialities. In this sense, this dissertation aims to elaborate, apply and analyze a proposal of didactic-pedagogical intervention that promotes the student's contact with reading and textual production of short stories, using comic strips, through retextualization. To do so, in relation to reading activities, the research is theoretically based on the strategies proposed by Solé (1998), because it is important to enable the student to make inferences, formulate hypotheses, decode, understand and interpret statements to construct the meaning of the text. Regarding textual production, the work is supported by Geraldi (2003), who considers the text as the starting point and arrival of all teaching and learning process of language. Concerning retextualization, it is necessary to consider the reflections of Dell 'Isola (2007) and Marcuschi (2007). And, regarding the definition and characteristics of the textual genres, the research is theoretically based in Marcuschi (2005). The study has, as its object of research, the process of retextualization of the genre comic strip into the genre short story, with the purpose of pointing the retextualization as an effective mechanism for Portuguese Language classes. This way, the work is an action research linked to the field of study of Applied Linguistics and, in practice, proves that, in the process of rewriting one genre in another, the student is encouraged to understand the starting text and also to preserve the content of the new text produced by him/her. Therefore, the results obtained indicate that, in the course of the implementation process of this proposal, most of the students were able to understand the source text, preserve its subject, and extend the ideas proposed by the initial textpt_BR
dc.format.extent98 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura - Produção de textos - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subject.ddc418pt_BR
dc.titleRetextualização : dos quadrinhos ao contopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.subject.cnpq2Letras-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Patricioa Santos de Souza_2019.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.