Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5668
Autor(es): Fernandes, Amadís Mattos
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: Estudo sobre o ensino de ciências por investigação : do livro didático às concepções dos professores
Título(s) alternativo(s): Estudo sobre o ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental: do livro didático às concepções dos professores
Palavras-chave: Formação de professores;Ensino fundamental;Práticas pedagógicas;Ensino de ciências por investigação
Data do documento: 2019
Citação: FERNANDES, Amadís Mattos. Estudo sobre o ensino de ciências por investigação: do livro didático às concepções dos professores. 2019. 130 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental proporciona, às crianças a leitura de mundo na qual está inserida, possibilitando a compreensão da realidade de forma crítica, estimulando-as a construírem seu próprio conhecimento. Para que isso ocorra, o ensino deve ser sistematizador e problematizador. No entanto, nessa etapa, o Ensino de Ciências possui algumas particularidades em relação a outros níveis de ensino. Uma delas está relacionada ao fato de contar com um professor polivalente, graduado em Pedagogia, e com a responsabilidade de ensinar as áreas do conhecimento científico. Assim, esse trabalho teve como objetivo principal analisar as concepções de um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental I, de uma escola pública municipal na cidade de Álvares Machado- SP, sobre Ensino de Ciências por Investigação e a influência de livros didáticos na construção de seus planos de aula. Para tanto, a pesquisa seguiu os pressupostos qualitativos dos tipos exploratórios e documentais, cuja constituição dos dados deu-se mediante uma entrevista semiestruturada e análise dos livros didáticos e planos de aula. Para análise dos dados obtidos foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo. Após concluir os resultados, foi possível perceber que a perspectiva Ensino de Ciências por Investigação está contemplada nos livros didáticos adotados pelos professores; entretanto, no 1º ano, de acordo com os entrevistados, só se trabalha o letramento (Português e Matemática), não utilizam os livros de Ciências. Do 2º ao 5º ano, são priorizados alguns conteúdos desta disciplina, apenas para o cumprimento de alguns temas, escolhidos aleatoriamente pelos professores, haja vista que na rede municipal de Educação não há um currículo de Ensino e, por conseguinte, a ênfase do processo de ensino e aprendizagem recai para a Língua Portuguesa e a Matemática. Outro dado de bastante relevância diz respeito ao planejamento das aulas que indicam apenas as páginas dos livros que serão utilizados pelas professoras. Quanto às concepções sobre a perspectiva do Ensino por Investigação, as entrevistadas apresentam pouco ou nenhum conhecimento sobre o termo, relacionando a palavra "investigação" à questão do uso exclusivo de aulas práticas em sala de aula ou ao simples ato de pesquisar, entretanto relataram que, mesmo com o pouco conhecimento sobre a perspectiva Ensino de Ciências por Investigação, as ações investigativas no ensino contribuem com a significação no processo de ensino e aprendizagem
Abstract: The Teaching of Science by Research in the early years of Elementary Education provides children the understanding of the world in which they are inserted, enabling them to understand the reality in a critical way and stimulating them to build their own knowledge. For this, education must be systematized and problematic. However, at this stage, Science Education has some particularities in relation to other levels of education. One of them is related to having a multidisciplinary teacher, graduated in Pedagogy, and responsible for teaching all areas of scientific knowledge. Thus, the main objective of this study was to analyze the conceptions of a group of Elementary School I teachers from a city public school in Álvares Machado - SP, on Science Teaching by Research and the influence of textbooks on construction of their lesson plans. For that, the research followed the qualitative assumptions of the exploratory and documentary types, whose constitution of the data occurred through a semi-structured interview and analysis of textbooks and lesson plans. For the analysis of the obtained data the assumptions of the Content Analysis were used. After analysis, it was possible to notice that the Teaching of Sciences by Research perspective is contemplated in the didactic books adopted by the teachers, however, in the 1st year, according to the interviewees, only the literacy work is done (Portuguese and Mathematics) with no use of Science books. From the 2nd to the 5th grade, some content of this subject are prioritized, but only to fulfill subjects. They are chosen randomly by the teachers, since in the network of Education there is no Teaching curriculum and, therefore, the emphasis of the teaching process and learning is focused on Portuguese Language and Mathematics. Another data of great relevance consists of class planning that indicated only the pages of the books that would be used by the teachers. As for the conceptions about the perspective of Teaching by Research, the interviewees present little or no knowledge about the term, relating the word "investigation" to the question of the exclusive use of practical classes in the classroom or to the simple act of researching. However they reported that, even with little knowledge about the Science Teaching by Research perspective, research actions in teaching contribute with the signification in the teaching and learning process
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luís de Oliveira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5668
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Amadis Mattos Fernandes_2019.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.