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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTuleski, Silvana Calvopt_BR
dc.contributor.authorLucena, Jéssica Elise Echspt_BR
dc.contributor.otherFranco, Adriana de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherPasqualini, Juliana Campregherpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Psicologiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T12:25:25Z-
dc.date.available2019-11-22T12:25:25Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Jéssica Elise Echs. O desenvolvimento da atenção voluntária na educação infantil: contribuições da psicologia histórico cultural para processos educativos e práticas pedagógicas. 2016. 133 f. Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5679-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Silvana Calvo Tuleskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016pt_BR
dc.description.abstractResumo: O crescente fenômeno da medicalização aliado às dificuldades de aprendizagem tem repercutido em diversas discussões sobre a gênese sócio-histórica das queixas escolares. Os boletins divulgados pelas agências de saúde apontam para números crescentes no uso de medicações psicotrópicas direcionadas para diagnósticos de distúrbios de aprendizagem. É nesse contexto que o presente trabalho se apresenta enquanto uma investigação teórica analítica e empírica, cujo objetivo foi realizar uma discussão contemporânea a respeito do desenvolvimento da atenção voluntária na criança de Educação Infantil. Para tanto, apresentou-se, primeiramente, uma síntese a respeito do processo de desenvolvimento da função psicológica da atenção a partir do arcabouço teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Nessa síntese, foi contemplada a gênese dos processos de linguagem e pensamento verbal, considerados momentos centrais para a formação do psiquismo humano em graus mais complexos de funcionamento. Expôs-se, ainda, uma proposta de periodização do desenvolvimento infantil que considera o caráter determinante da mediação dos fatores sociais e culturais. Em um segundo momento, a partir de uma análise empírica, avaliaram-se os resultados de um recorte da pesquisa de campo "Retrato da Medicalização da Infância no Estado do Paraná". Com a apresentação dos dados obtidos em quatro municípios do Estado do Paraná, destacou-se os principais diagnósticos realizados na faixa etária da Educação Infantil, bem como as principais condutas medicamentosas indicadas para o tratamento das crianças. Em um terceiro momento do trabalho, apresentaram-se concepções a respeito de práticas educativas, tomando direcionamentos, ainda que iniciais, sobre como organizar ações pedagógicas no intuito de promover o desenvolvimento dos aspectos culturais no psiquismo da criança. Para tanto, discutiu-se sobre os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento a partir do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, compreendendo a centralidade da organização do ensino para a aprendizagem de conteúdos, que levem ao desenvolvimento das máximas possibilidades do psiquismo humano. Como resultado alcançado, foi possível evidenciar a necessidade de compreensão do desenvolvimento da criança como um processo necessariamente vinculado às práticas sociais e educativas junto a ela oferecidas. A análise dos dados da pesquisa de campo permitiu identificar que o diagnóstico mais efetuado na faixa etária de Educação Infantil é o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e a medicação mais prescrita, inclusive para esse transtorno, é a Risperidona. O levantamento de estudos que discutiam o uso desse medicamento nessa faixa etária revelou que a substância não possui pesquisas que apresentem a eficácia ou segurança estabelecidas para prescrição e para o diagnóstico encontrado. Diante das queixas desse não desenvolvimento da atenção, sistematizou-se propostas de atividades pedagógicas para a Educação Infantil voltadas ao desenvolvimento do psiquismo (com ênfase na atenção voluntária e no autocontrole da conduta) que possam servir como direcionamento aos professores e estratégias de enfrentamento às dificuldades de aprendizagem. Destacou-se, assim, a importância de uma sistematização teórico-prática que ofereça ao educador a clareza do objetivo a ser alcançado, dos recursos e das condições necessárias para o planejamento efetivo de sua atividadept_BR
dc.description.abstractAbstract: The increasing phenomena of medicalization, chained to learning challenges, echoed in several discussions about socio-historical genesis of scholar complaints. Bulletins divulged by health agencies lead to growing numbers in the use of psychotropic medications directed to learning disorders. In this context, this essay presents itself as a theoretical and empirical investigation, aimed at a contemporary discussion of the development of arbitrary attention. In these purpose, initially, we bring a synthesis of the development of attention as a psychological function, based on theoretical grounds of Historical Cultural Psychology. We have contemplated the genetics of language processes and verbal thinking, considered core stages of human psyche, in more complex degrees of arrangement. We have also proposed stages of childhood development, considering the dominant aspect of mediation by social and cultural factors. Second, based on an empirical analysis, we have evaluated the results of a field-research cut called "Portrait of childhood medicalization in the state of Paraná". With the data obtained in four cities in the state of Paraná, we highlighted the main diagnoses in small children, as well as the major medical prescriptions in the same age group. In a third moment, conceptions of educative practices are brought forward, taking a stand on how to organize pedagogic actions intended to promote development of cultural aspects of the child’s psyche. Therefore, we’ve discussed the processes of teaching, learning and development from a Historical Cultural Psychology point of view. This was done taking into account the importance of teaching organization to the learning of subjects, leading to the increment of human psyche to the maximum. The results allowed us to emphasize the need to understand the childhood development as a process tied to social and educative practices offered to them. Analysis of gathered data identified the ADHD as the most diagnosed condition in early childhood education, and Risperidone as the most prescribed drug, including for that diagnosis. A review of studies which discussed the use of Risperidone in this age group revealed that there is not enough research to establish the effectiveness or safety of the drug in this setting. Facing complaints about non-development of attention, we systematized pedagogic activities for early childhood education. These activities were aimed at the development of attention (emphasizing on voluntary attention and self-control of behavior), intending to serve as a guide to teachers and as strategies to confront learning handicaps. This has shown the importance of a theoretical and practical system to offer a clear goal to the educator, with the resources and necessary conditions to effectively plan their activitypt_BR
dc.format.extent133 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTeoria histórico culturalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento na educação infantilpt_BR
dc.subjectAtenção voluntáriapt_BR
dc.subjectControle arbitrário da condutapt_BR
dc.subjectMedicalização - Primeira infânciapt_BR
dc.subject.ddc155.41pt_BR
dc.titleO desenvolvimento da atenção voluntária na educação infantil : contribuições da psicologia histórico cultural para processos educativos e práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2Psicologia-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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