Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rafael Bianchipt_BR
dc.contributor.authorAlves, Rosieli dos Santos Lopespt_BR
dc.contributor.otherCarvalhaes, Flávia Fernandes dept_BR
dc.contributor.otherAlves, Álvaro Marcel Palomopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Psicologiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T13:26:47Z-
dc.date.available2019-11-22T13:26:47Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Rosieli dos Santos Lopes. A (a)normalidade como discurso a partir da análise das disciplinas de psicologia nos cursos de pedagogia das universidades públicas do Paraná. 2016. 113 f. Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5680-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Bianchi Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desse estudo é mapear de que maneira a Psicologia vem debatendo o conceito da (a) normalidade nos cursos de Pedagogia nas universidades públicas estaduais do estado do Paraná. Para tanto inicialmente, foi realizado um estudo sobre o conceito de anormalidade seguido de um estudo documental no qual se buscou ter acesso às informações contidas nos projeto político-pedagógico dos cursos de Pedagogia para mapear como a Psicologia vem debatendo (a)normalidade tomando como ponto de partida os parâmetros apontados pelos respectivos projetos. Como procedimento, a pesquisa documental trabalha, ao realizar a sistematização e a organização de alguns elementos do projeto político pedagógico, com a abordagem qualitativa e uma análise realizada a partir das reflexões teóricas de Michel Foucault a respeito do conceito de discurso. Foi realizada uma busca, nas páginas virtuais das universidades, através de contatos telefônicos e e-mails junto à coordenação dos cursos durante o período do mês agosto 2014 a março de 2015. As informações coletadas foram organizadas em pastas virtuais para cada IES pesquisadas considerando os seguintes itens: as matrizes, ementários, bibliografias e plano de ensino nos 19 cursos ofertados pelas 7 universidades públicas do Paraná. De forma geral, as matrizes, ementários, bibliografias e plano de ensino analisados das disciplinas referentes à Psicologia apontam para uma visão hegemônica que dissemina concepções dualistas, clínicas e biométricas do desenvolvimento humano, elementos que se mostram na grande maioria dos diferentes projetos de curso investigados. Entendemos que a partir desse estudo, abrir-se-ão as possibilidades de compreensão de como as práticas pedagógicas produzidas no contexto educacional fazem emergir os parâmetros de (a)normalidade construídos historicamente, os quais circulam como verdadeiros no cotidiano de sala de aula e influenciam a maneira como os alunos, classificados em (a)normais na sociedade atual, vivenciam a experiência da escolarização no espaço escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study is to map how psychology has been discussing the concept of (a) normal in teaching courses in state public universities in the state of Paraná. For both initially, a study was conducted on the concept of abnormality followed by a documentary study that sought to have access to information contained in the political documentary study that sought to have access to information contained in the political-pedagogical project of Pedagogy to map how psychology has been discussing (a) normal taking as point match the parameters indicated by the respective projects. As a procedure, the documentary research works, to perform the systematization and organization of some elements of the political pedagogical project, with qualitative approach and an analysis from the theoretical eflections of Michel Foucault about the concept of discourse. a search was conducted in the virtual pages of universities, through telephone and e-mail contacts with the coordination of courses during the month in the period August 2014 to March 2015. The data were organized into virtual folders for each HEI surveyed considering following items: matrices, ementários, bibliographies and teaching plan in the 19 courses offered by the seven public universities in the State of Parana. In general, arrays, ementários, bibliographies and teaching plan analyzed the disciplines related to psychology point to a hegemonic vision that spreads dualistic conceptions, clinics and biometric of human development, elements that show the vast majority of different ongoing projects investigated . We understand that from this study open will be the understanding of possibilities of how teaching practices produced in educational contexts bring out the parameters of (a) normal historically constructed, which circulate as true in the classroom everyday and influence how students classified as (a) normal in today's society, live the experience of schooling at schoolpt_BR
dc.format.extent113 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984 - Reflexões teóricaspt_BR
dc.subjectPedagogia - Disciplina aplicada a psicologiapt_BR
dc.subjectAnormalidade humana - Disciplina de pedagogiapt_BR
dc.subject.ddc150.195pt_BR
dc.titleA (a)normalidade como discurso a partir da análise das disciplinas de psicologia nos cursos de pedagogia das universidades públicas do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2Psicologia-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosieli dos Santos Lopes Alves_2016.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.