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Autor(es): Dias, Daniela Midori Taguchi
Orientador: Silva, Rafael Bianchi
Título: A produção de subjetividade capitalística no mundo do trabalho contemporâneo : uma análise a partir da revista HSM Management
Palavras-chave: Psicologia do trabalho;Subjetividade capitalística;HSM Management (revista);Análise do discurso;Mídia impressa
Data do documento: 2016
Citação: DIAS, Daniela Midori Taguchi. A produção de subjetividade capitalística no mundo do trabalho contemporâneo: uma análise a partir da revista HSM Management. 2016. 101 f. Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Tendo como tema a produção de subjetividade capitalística, essa pesquisa estudou um tipo de mídia impressa, a revista, em um tempo específico do cenário nacional: a década de 1990, marcada pela abertura neoliberal no país. Objetivou-se buscar formas de subjetivação e identificar possíveis modelos de profissionais, produzidos por formações discursivas, para atendimento às necessidades do mercado de trabalho na nova organização econômica. Para tanto, a fonte de dados foi uma revista, que surgiu no mesmo período histórico, voltada à gestão corporativa, incluindo assuntos relacionados a pessoas, cujo público-alvo era de altos executivos. Como base teórica, para realização desta pesquisa, adotou-se o conceito de subjetividade a partir das discussões realizadas por autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari e Suely Rolnik. Para a pesquisa documental, utilizou-se a análise foucaultiana do discurso. O caminho percorrido permitiu identificar, através dos enunciados da revista, modelos de profissionais de alto desempenho, tais como o que executa suas atribuições para além do horário de trabalho, o que atua por resultados, avalia e desenvolve suas competências, que é o único responsável por sua carreira, entre outros fatores em total consonância com a flexibilização e precarização do trabalho. Além, a pesquisa também trouxe outro modelo: o ?sobrevivente?, que comparativamente pode-se ter menor desempenho, mas, igualmente, deve apresentar características que cumpram com as necessidades dos novos modelos de gestão. Pode-se evidenciar, através da análise dos dados da fonte utilizada, o direcionamento tanto a modelos de profissionais quanto a ferramentas necessárias para formação e gestão dele. Entende-se a subjetivação, desse estereótipo de profissional, como um tipo de subjetividade, a capitalística, fruto do Capitalismo Mundial Integrado – CMI, a qual o sujeito está submetido, mas não sem linhas de fuga que permita a ele novos encontros e, com eles, possibilidades de singularização. Conclui-se, por fim, que as formações discursivas nos documentos pesquisados formam verdades que moldam a atuação de profissionais, de modo a contribuir para a construção e manutenção do trabalho flexível e precário da contemporaneidade
Abstract: Current research on the production of Capitalist subjectivity investigates the magazine as a type of printed social media within a specific period in the Brazilian milieu: the 1990s marked by the Neoliberal stance. Types of subjectivity are discussed and possible models of professionals are identified. They are produced by discursive formations to attend to the needs of the labor market within the new economic organization. Data source was a magazine produced at the same historical period, aiming at corporative management, including issues related to people, with a target-public composed of high executives. Theory was foregrounded on the concept of subjectivity investigated by Gilles Deleuze, Felix Guattari and Suely Rolnik. Foucault's discourse analysis was employed for current research. The models of high performance professionals could be identified through the magazine's enunciations, or rather, executives that go with their work beyond the normal hours, results-motivated executives, competence-developing executives uniquely responsible for their carrier, total complying with labor flexibility and precariousness. Research also discusses the model of the =survivor‘ who may comparatively have a lesser performance but should also provide features that comply with the requirements of new management models. Data analysis of the source also reveals the direction of models of professionals and the tools for their formation and management. The subjectification of this professional stereotype comprises capitalist subjectivity, the result of integrated world Capitalism, to which the agent is subjected, not without escape routes which provide him with new meetings and, due to them, possibility of singularization. Results show that the discursive formation in the researched documents constitutes truth that molds the activities of professionals and contributes towards the construction and maintenance of current flexible and precarious labor
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Rafael Bianchi Silva
Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5685
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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