Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5692
Autor(es): Moura, Fabricio Rodrigues de
Orientador: Facci, Marilda Gonçalves Dias
Título: A atuação do psicólogo escolar no ensino superior : configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
Palavras-chave: Psicólogos escolares;Fracasso escolar;Ensino superior
Data do documento: 2015
Citação: MOURA, Fabricio Rodrigues de. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. 2015. 192 f. Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O campo de atuação do psicólogo no âmbito educacional está sendo ampliado continuamente. Nos últimos anos, o Ensino Superior tem sido um nível de ensino em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar neste nível de ensino, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Para compreender esse processo organizamos nosso trabalho em quatro eixos principais. Na primeira seção, discutiremos sobre o cenário do Ensino Superior no Brasil, analisando as principais políticas educacionais que direcionam os caminhos deste nível de ensino, verificando se o quadro atual é marcado pelo fracasso escolar ou se existem avanços na graduação. A principal política educacional analisada é o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Na segunda seção, contemplaremos a história da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil, buscando compreender o percurso desta ciência em relação à educação. Discutiremos também as principais explicações que têm sido levantadas para o fracasso escolar. Além disso, buscaremos mostrar como esse fenômeno se insere na atuação do psicólogo no Ensino Superior, explicitando o papel que este profissional tem exercido neste nível de ensino, a partir de pesquisas já realizadas sobre o tema. Por fim, analisaremos a atuação do psicólogo no Ensino Superior por meio do projeto REUNI que, dentro de suas propostas, visa reduzir o fracasso escolar. Na terceira seção, faremos uma discussão teórica relacionada ao processo de desenvolvimento e aprendizagem do jovem universitário, público com que o psicólogo escolar atua diretamente no Ensino Superior. Para tanto, utilizaremos os preceitos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente a teoria desenvolvida por L. S. Vigotski (1896 – 1934) e seus colaboradores: A. Leontiev (1903 – 1979), A. Luria (1902 – 1977), D. B. Elkonin (1904 – 1984), V. V. Davydov (1930 – 1998). A última seção descreve e analisa o resultado de uma pesquisa realizada com treze psicólogos que atuam no Ensino Superior em universidades federais que aderiram ao REUNI. Verificamos que grande parte desses profissionais atua com foco nos alunos, de modo muito semelhante à abordagem tradicionalmente adotada na Psicologia Escolar e Educacional, culpabilizando os discentes pelo fracasso escolar no Ensino Superior e desconsiderando a realidade educacional como produtora deste processo. Ademais, apresentaremos algumas propostas de atuação para o psicólogo escolar no Ensino Superior, destacando-se: a intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; juntos a movimentos estudantis; e na mediação e intervenção com gestores, coordenadores de curso e professores. Concluindo, propomos uma atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior que contemple questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem. Entendemos que é necessário que o psicólogo conheça as teorias que tratam do desenvolvimento e aprendizagem do jovem, pois as condições em que se encontram este público são decisivas em relação à apropriação ou não do conhecimento
Abstract: The working field of psychologist in education ambit has been continuously expanded. In recent years, Higher Education has been a level of education which psychologists are getting more chances to work, especially to minimize school failure. Thus, the main objective of this work is to analyze the performance of school psychologist in Higher Education and also the position this professional takes on in school failure at this level of teaching, according to the Historical-Cultural Psychology. To understand this process we organized our work in four main areas. In the first section, we will discuss about the scene of the education in Brazil, analyzing the main education policies that direct the paths of this level of education, ensuring that the current situation is marked by school failure or if exist advances in graduation. The main education policy analyzed is the REUNI. In the second section, we will contemplate the history of Educational Psychology in Brazil, aiming to understand the path of this science in relation to education. We will also discuss the main explanations that have been raised in the school failure. In addiction we will try to show how this phenomenon is part of the psychologist in Higher Education, explaining the role that has done in this professional level of education, from previous studies on the subject. Finally we will analyze the performance of psychologist in higher education through the REUNI project that in its proposals, aims to reduce school failure. In the third section we will take a theoretical discussion related to the development and learning process of university students, audience in which the school psychologist works directly in Higher Education. Therefore, we will adopt the concepts of Historical-cultural Psychology, especially the theory developed by L.S Vigotski (1896-1934), and his collaborators A. Leontiev (1903 – 1979), A. Luria (1902 – 1977), D. B. Elkonin (1904 – 1984), V. V. Davydov (1930 – 1998). The last section describes and analyses the results of a search done with thirteen psychologists who work in Higher Education in federal universities that have joined REUNI. We realized that many of these professionals focus on students, in a similar way of the traditionally approach adopted in school and educational psychology, blaming the students for school failure in Higher Education and not considering the educational reality as a producer of this process. Thus, we will introduce some proposals of the action to the school psychologist in Higher Education, especially intervention with monitors students, the reception of the freshmen, together the student s movements and in the mediation and intervention with managers, course coordinators and teachers. Finally, we propose a performance of school psychologists in Higher Education including issues related to the teaching and learning process. We believe it is necessary that the psychologist knows the theories that deal with development and learning of students, because the conditions of this audience are decisive in the appropriation or not of knowledge
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci
Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2015
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5692
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabricio Rodrigues de Moura_2015.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.