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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBueno, Zuleika de Paulapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Marcelo Saldanhapt_BR
dc.contributor.otherDourado, Simone Pereira da Costapt_BR
dc.contributor.otherLucena, Tiago Franklin Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherMazzei, Bianca Burdinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.date.accessioned2020-01-11T14:16:52Z-
dc.date.available2020-01-11T14:16:52Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Marcelo Saldanha. Performance, porrada e purpurina: histórias e memórias LGBT+ em recentes documentários brasileiros. 2019. 111 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5701-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Zuleika de Paula Buenopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na construção deste texto transito entre a primeira e a terceira pessoa, apoiando-me em elementos da minha trajetória pessoal e acadêmica que me permitiram construir uma análise dos corpos desobedientes, sendo eles, nesta perspectiva, os que, historicamente, borraram às fronteiras de gênero e sexualidade. Para pensar acerca dessas fronteiras, recorro a cinco documentários como campo de análise, observados a partir de três categorias (performance; circuito cultural; perseguição e enfrentamento político). Estes materiais organizam metodologicamente, com base nas suas asserções sobre o mundo histórico, minha narrativa, sendo eles: Divinas Divas (2017), Dzi Croquettes (2009), Lampião da Esquina (2016), Meu amigo Cláudia (2009) e São Paulo em Hi Fi (2013). Todos estes documentários são constituídos a partir de memórias acerca do que a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) representou aos corpos marcados pelo rompimento que propuseram aos papéis de gênero e sexualidade. Sua importância é reiterada em festivais que versam sobre a temática da diversidade de gênero e sexualidade e contribuem com a construção de espaços políticos de sociabilidade da comunidade LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais +) na contemporaneidade. Na constituição deste campo respeito a tensão que se estabelece entre História e memória, as limitações de uma em relação a outra e estabeleço uma crítica sobre a ausência de participação dos corpos LGBT+ nos diversos processos que envolvem reconstruir suas histórias através do audiovisualpt_BR
dc.format.extent111 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT)pt_BR
dc.subjectDitadura civil-militar - Brasilpt_BR
dc.subjectDocumentários - Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT)pt_BR
dc.subjectGênero - Sexualidadept_BR
dc.subject.ddc306.766pt_BR
dc.titlePerformance, porrada e purpurina : histórias e memórias LGBT+ em recentes documentários brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2Sociologia-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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