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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bueno, Zuleika de Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Marcelo Saldanha | pt_BR |
dc.contributor.other | Dourado, Simone Pereira da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Lucena, Tiago Franklin Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.other | Mazzei, Bianca Burdini | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.contributor.other | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
dc.contributor.other | Departamento de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.contributor.other | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-11T14:16:52Z | - |
dc.date.available | 2020-01-11T14:16:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | NEVES, Marcelo Saldanha. Performance, porrada e purpurina: histórias e memórias LGBT+ em recentes documentários brasileiros. 2019. 111 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5701 | - |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Zuleika de Paula Bueno | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Na construção deste texto transito entre a primeira e a terceira pessoa, apoiando-me em elementos da minha trajetória pessoal e acadêmica que me permitiram construir uma análise dos corpos desobedientes, sendo eles, nesta perspectiva, os que, historicamente, borraram às fronteiras de gênero e sexualidade. Para pensar acerca dessas fronteiras, recorro a cinco documentários como campo de análise, observados a partir de três categorias (performance; circuito cultural; perseguição e enfrentamento político). Estes materiais organizam metodologicamente, com base nas suas asserções sobre o mundo histórico, minha narrativa, sendo eles: Divinas Divas (2017), Dzi Croquettes (2009), Lampião da Esquina (2016), Meu amigo Cláudia (2009) e São Paulo em Hi Fi (2013). Todos estes documentários são constituídos a partir de memórias acerca do que a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) representou aos corpos marcados pelo rompimento que propuseram aos papéis de gênero e sexualidade. Sua importância é reiterada em festivais que versam sobre a temática da diversidade de gênero e sexualidade e contribuem com a construção de espaços políticos de sociabilidade da comunidade LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais +) na contemporaneidade. Na constituição deste campo respeito a tensão que se estabelece entre História e memória, as limitações de uma em relação a outra e estabeleço uma crítica sobre a ausência de participação dos corpos LGBT+ nos diversos processos que envolvem reconstruir suas histórias através do audiovisual | pt_BR |
dc.format.extent | 111 f. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) | pt_BR |
dc.subject | Ditadura civil-militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Documentários - Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) | pt_BR |
dc.subject | Gênero - Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.ddc | 306.766 | pt_BR |
dc.title | Performance, porrada e purpurina : histórias e memórias LGBT+ em recentes documentários brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | - |
dc.subject.cnpq2 | Sociologia | - |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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