Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCordovil, Fabíola Castelo de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Talita Rezende Torcatopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, André Augusto Alves dept_BR
dc.contributor.otherPimenta, Margareth de Castro Afechept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.contributor.otherPrograma Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-13T20:46:04Z-
dc.date.available2020-01-13T20:46:04Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Talita Rezende Torcato. Indústria e espaço urbano: um estudo sobre a zona 10 em Maringá, Paraná. 2019. xx, 164 f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5702-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Fabíola Castelo de Souza Cordovilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A cidade de Maringá teve seu início em 1947 pautado pela implantação de um empreendimento privado encomendado pela Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná ao engenheiro Jorge de Macedo Vieira. Maringá era parte de uma importante rota de exportação e comercialização de produtos agrícolas para o estado de São Paulo e também para os estados da região sul. Além da importância de sua localização em um contexto regional, a cidade foi pensada para ser um projeto moderno contemplando uma área industrial. Uma das principais condicionantes norteadoras do plano da cidade foi o eixo rodoferroviário que interligava toda a região mencionada anteriormente. A área industrial foi desenhada na franja da cidade, contígua ao eixo rodoferroviário, e ficou conhecida como "zona 10". Apesar de sua localização estratégica, a ocupação da área só se tornou efetiva dez anos após a implantação do plano e uma empresa foi determinante para isso: a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA). Nesse período, Maringá tinha uma industrialização rudimentar e sua economia era focada em serviços, comércios e agricultura. Porém, com a implantação da SANBRA, a cidade se tornou um polo agroindustrial e mudou sua dinâmica local. A empresa produzia e beneficiava algodão, uma economia alternativa ao café. O ciclo do café começava a se esgotar no Paraná e, visando desenvolver por meio da industrialização, o Estado instituiu políticas intervencionistas com base na força estadual, mas que sucumbiram com as adversidades e ao grande capital. O propósito da pesquisa consistiu em investigar a criação e consolidação da zona industrial no plano de Maringá, a partir do contexto de planejamento territorial e econômico do período, tendo como fio condutor a trajetória da SANBRA na cidade no período de 1957 a 1983. Realizou-se o remonte histórico do planejamento territorial e da economia de Maringá e do Paraná a partir da revisão de bibliografia, de levantamentos primários em acervos; jornais; revistas; legislações municipais e de fontes secundárias de censos. Com a interpretação dos dados e dos processos metodológicos estabelecidos na pesquisa, identificou-se que a SANBRA foi um dos vetores de atração de agroindústrias para a zona industrial 10 e, somado aos incentivos governamentais, auxiliou na consolidação da áreapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The city of Maringá was founded in 1947 by the deployment of a private project requested to the engineer Jorge de Macedo Vieira by the Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná (Company of Improvements in the North of Paraná). Maringá was part of an important exportation and commercialization route of agricultural products to the state of São Paulo as well as the states in the south. Beyond the importance of its localization in a regional context, the city was planned to be a modern project including an industrial area. One of the main determinants regarding the plan of the city was the road/railway line which connected all the areas already mentioned. The industrial area was designed on the edge of the city and adjoined to the road/railway line and was named as "zona 10". Besides its strategic location, the occupation of the area only became effective ten years after the deployment of the plan and one enterprise was decisive to it: the Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) - Cotton Society of the Brazilian Northeast. At that moment, Maringá had rudimentary industrialization and its economy was focused on services, commerce, and agriculture. However, with the SANBRA deployment, the city became an agroindustrial pole and changed its local dynamics. The enterprise produced and benefited cotton, an alternative economy to the coffee industry. The "Coffee Cycle" had started to deplete in the state of Paraná and the State established interventionist policies based on the state power aiming to develop through industrialization. However, these policies crumbled with setbacks and succumbed to the great capital. The aim of the research was to investigate the creation and the consolidation of the industrial zone in the plan of Maringá, within the context of territorial and economical planning from that period, having as a guide the SANBRA's path in the city in the period from 1957 to 1983. A history track from the territorial and economical planning of both the city and the state of Paraná was carried out grounded on the bibliographic review, primary data collected in archives; newspapers; magazines; municipal legislation and secondary data collected in census. In conjunction with the interpretation of the data and methodological processes established in the research, it was identified that the SANDRA was one of the vectors in the attraction of agroindustries to the industrial zone 10 and, added to the government incentive, helped in the consolidation of the areapt_BR
dc.format.extentxx, 164 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPlanos Urbanísticos - Industrialização - Maringá (PR)pt_BR
dc.subject.ddc711.4pt_BR
dc.titleIndústria e espaço urbano : um estudo sobre a zona 10 em Maringá, Paranápt_BR
dc.title.alternativeIndústria e espaço urbano: um estudo sobre a zona 10 em Maringá-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.subject.cnpq2Arquitetura-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Talita Rezende Torcato Pereira_2019.pdf13,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.