Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5703
Autor(es): Lopes, Amanda Kelen
Orientador: Abbas, Katia
Título: Estudo dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho dos alunos de Ciências Contábeis
Palavras-chave: Contabilidade - Estudo e ensino - Universidade Estadual de Maringá (UEM);Estilos de aprendizagem - Ciências contábeis;Desempenho acadêmico - Ciências contábeis;Desempenho acadêmico - Fatores institucionais;Desempenho acadêmico - Fatores pessoais
Data do documento: 2019
Citação: LOPES, Amanda Kelen. Estudo dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho dos alunos de Ciências Contábeis. 2019. 123 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O objetivo deste estudo é verificar a influência dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. Os fatores pessoais são os que dizem respeito às características dos discentes do curso de Ciências Contábeis, tais como, forma de ingresso na instituição, turno, ano do curso, escola do ensino médio, estado civil, experiência na área, horas de estudo extraclasse, gênero, idade, jornada de trabalho, membros da família, moradia, nível de instrução do responsável, participação econômica familiar e renda familiar. Enquanto os fatores institucionais são os relacionados à própria instituição de ensino, como o ambiente interno, estrutura, sistema técnico, estratégia do projeto pedagógico do curso e estratégia do corpo docente. Os estilos de aprendizagem, este identificados por meio do Inventário de Estilos de Aprendizagem de David A. Kolb. Tais fatores foram relacionados com o desempenho dos alunos a partir das notas finais obtidas nas disciplinas que apresentam uma maior reprovação dos discentes, sendo elas: Laboratório Contábil, Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade e Orçamento Governamental I, Contabilidade Geral I, Contabilidade Geral II, Elaboração das demonstrações Contábeis e Iniciação a Pesquisa em Contabilidade. A pesquisa é classificada como descritiva e de abordagem quantitativa, sendo a amostra coletada por meio de questionário e composta por 229 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, matriculados no segundo, terceiro e quarto ano nos câmpus de Maringá/PR e Cianorte/PR. Para análise dos dados foi realizada a estatística descritiva, análise fatorial confirmatório e regressões múltiplas. Os resultados indicaram que os fatores: turno, escola do ensino médio, estado civil, experiência na área, horas de estudo extra classe, faixa etária, jornada de trabalho, membros da família, moradia, participação econômica familiar e renda familiar, interferem no desempenho dos alunos da IES analisada, assim como o fator institucional projeto pedagógico do curso. Enquanto que os alunos do estilo de aprendizagem convergente apresentaram um desempenho superior aos alunos dos demais estilos de aprendizagem, na disciplina de Laboratório Contábil
Abstract: The aim of this study is to verify the influence of personal and institutional factors and learning styles on the academic performance of Accounting students in the subjects with the highest failure rate of a Higher Education Institution. Personal factors are those that relate to the characteristics of students of the Accounting Science course, such as form of entry, shift, year of school, high school, marital status, experience in the area, hours of extracurricular study, gender, age, working hours, family members, housing, parental education, Family economic participation, and household income. While the institutional factors are those related to the educational institution itself, such as the internal environment, structure, technical system, strategy of the pedagogical project of the course and faculty strategy. Learning styles are identified through the David A. Kolb Learning Styles Inventory. These factors were related to student performance from the final grades obtained in the subjects that have the highest student disapproval, which are: Accounting Laboratory, Accounting and Cost Analysis, Accounting and Government Budget I, General Accounting I, General Accounting II, Preparation of Accounting Statements and Initiation to Accounting Research. The research is classified as descriptive and quantitative approach, being the sample collected through a questionnaire and composed by 229 students of the undergraduate course in Accounting at the State University of Maringá, enrolled in the second, third and fourth year on the campus of Maringá/PR and Cianorte/PR. For data analysis, descriptive statistics, confirmatory factor analysis and multiple regressions were performed. The results indicated that the factors: shift, high school, marital status, experience in the area, extra-class hours of study, age group, working hours, family members, housing, family economic participation and family income, interfere in the performance of the students of the analyzed HEI, as well as the institutional factor pedagogical project of the course. While students in the convergente learning style outperformed students in the other learning styles in the Accounting Lab discipline
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Katia Abbas
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5703
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Amanda Kelen Lopes_2019.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.