Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbbas, Katiapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Amanda Kelenpt_BR
dc.contributor.otherMarques, Claudiopt_BR
dc.contributor.otherGasparetto, Valdirenept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Ciências Contábeispt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.date.accessioned2020-01-13T21:54:01Z-
dc.date.available2020-01-13T21:54:01Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Amanda Kelen. Estudo dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho dos alunos de Ciências Contábeis. 2019. 123 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5703-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Katia Abbaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo é verificar a influência dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. Os fatores pessoais são os que dizem respeito às características dos discentes do curso de Ciências Contábeis, tais como, forma de ingresso na instituição, turno, ano do curso, escola do ensino médio, estado civil, experiência na área, horas de estudo extraclasse, gênero, idade, jornada de trabalho, membros da família, moradia, nível de instrução do responsável, participação econômica familiar e renda familiar. Enquanto os fatores institucionais são os relacionados à própria instituição de ensino, como o ambiente interno, estrutura, sistema técnico, estratégia do projeto pedagógico do curso e estratégia do corpo docente. Os estilos de aprendizagem, este identificados por meio do Inventário de Estilos de Aprendizagem de David A. Kolb. Tais fatores foram relacionados com o desempenho dos alunos a partir das notas finais obtidas nas disciplinas que apresentam uma maior reprovação dos discentes, sendo elas: Laboratório Contábil, Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade e Orçamento Governamental I, Contabilidade Geral I, Contabilidade Geral II, Elaboração das demonstrações Contábeis e Iniciação a Pesquisa em Contabilidade. A pesquisa é classificada como descritiva e de abordagem quantitativa, sendo a amostra coletada por meio de questionário e composta por 229 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, matriculados no segundo, terceiro e quarto ano nos câmpus de Maringá/PR e Cianorte/PR. Para análise dos dados foi realizada a estatística descritiva, análise fatorial confirmatório e regressões múltiplas. Os resultados indicaram que os fatores: turno, escola do ensino médio, estado civil, experiência na área, horas de estudo extra classe, faixa etária, jornada de trabalho, membros da família, moradia, participação econômica familiar e renda familiar, interferem no desempenho dos alunos da IES analisada, assim como o fator institucional projeto pedagógico do curso. Enquanto que os alunos do estilo de aprendizagem convergente apresentaram um desempenho superior aos alunos dos demais estilos de aprendizagem, na disciplina de Laboratório Contábilpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study is to verify the influence of personal and institutional factors and learning styles on the academic performance of Accounting students in the subjects with the highest failure rate of a Higher Education Institution. Personal factors are those that relate to the characteristics of students of the Accounting Science course, such as form of entry, shift, year of school, high school, marital status, experience in the area, hours of extracurricular study, gender, age, working hours, family members, housing, parental education, Family economic participation, and household income. While the institutional factors are those related to the educational institution itself, such as the internal environment, structure, technical system, strategy of the pedagogical project of the course and faculty strategy. Learning styles are identified through the David A. Kolb Learning Styles Inventory. These factors were related to student performance from the final grades obtained in the subjects that have the highest student disapproval, which are: Accounting Laboratory, Accounting and Cost Analysis, Accounting and Government Budget I, General Accounting I, General Accounting II, Preparation of Accounting Statements and Initiation to Accounting Research. The research is classified as descriptive and quantitative approach, being the sample collected through a questionnaire and composed by 229 students of the undergraduate course in Accounting at the State University of Maringá, enrolled in the second, third and fourth year on the campus of Maringá/PR and Cianorte/PR. For data analysis, descriptive statistics, confirmatory factor analysis and multiple regressions were performed. The results indicated that the factors: shift, high school, marital status, experience in the area, extra-class hours of study, age group, working hours, family members, housing, family economic participation and family income, interfere in the performance of the students of the analyzed HEI, as well as the institutional factor pedagogical project of the course. While students in the convergente learning style outperformed students in the other learning styles in the Accounting Lab disciplinept_BR
dc.format.extent123 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino - Universidade Estadual de Maringá (UEM)pt_BR
dc.subjectEstilos de aprendizagem - Ciências contábeispt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmico - Ciências contábeispt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmico - Fatores institucionaispt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmico - Fatores pessoaispt_BR
dc.subject.ddc657.07pt_BR
dc.titleEstudo dos fatores pessoais e institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho dos alunos de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.subject.cnpq2Ciências Contábeis-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Amanda Kelen Lopes_2019.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.