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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHila, Cláudia Valéria Donápt_BR
dc.contributor.authorZacarias, Vinicius da Silvapt_BR
dc.contributor.otherRitter, Lilian Cristina Buzatopt_BR
dc.contributor.otherFuza, Ângela Francinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T17:17:53Z-
dc.date.available2020-01-14T17:17:53Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationZACARIAS, Vinicius da Silva. Projeto didático de gênero resenha de filme no contexto do campo. 2019. 271 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5704-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hilapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, inserida no âmbito da Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e interpretativista, consiste em uma pesquisa-ação (ENGEL, 2000; TRIPP, 2005, THIOLENT; COLETTE, 2014), cujo objetivo principal é discutir e examinar o desenvolvimento dos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola rural como leitores e produtores do gênero resenha de filme. A base teórica do trabalho encontra-se no Interacionismo Sóciodiscursivo, em sua versão didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 1997; BRAIT, 2006; VOLÓCHINOV, 2017). Adotamos a concepção de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; GERALDI, 1997; SERCUNDES, 1997; PERFEITO, 2010; MENEGASSI, 2010, 2016), que compreende a atividade de escrita como processual, caracterizada pela interação e parceria entre professor e aluno no ato da produção de textos. Em relação ao gênero resenha de filme, apoiamo-nos teoricamente nos estudos realizados por Machado, Lousada; Abreu-Tardelli (2004), Barros (2008), Lima (2015), bem como Lima e Lima (2016). Quanto à metodologia de ensino utilizada para a consecução da proposta de intervenção, foi eleito o Projeto Didático de Gênero (PDG) (GUIMARÃES, KERSH, 2012, 2014), pelo fato de a abordagem metodológica em questão oferecer a possibilidade de trabalho com uma temática aliada a um ou mais gêneros discursivos. Assim, nosso PDG envolveu a temática da Superação, identificada como necessária aos alunos por meio de conversas com os jovens estudantes e da própria convivência do professor-pesquisador com a turma. O corpus analítico é composto por vinte e três produções escritas (doze produções iniciais e onze produções finais) do gênero resenha de filme, realizadas por alunos de nono ano de uma escola rural no interior do Estado de São Paulo. Como objetivos específicos, tivemos: (a) diagnosticar a existência de dificuldades significativas quanto ao gênero resenha de filme na produção escrita dos alunos; (b) discutir as principais atividades do PDG que contribuem para os alunos compreenderem as características do gênero discursivo resenha de filme e (c) discutir os resultados da produção escrita final do PDG, comparativamente, com a produção escrita de diagnóstico. Os resultados evidenciaram uma evolução dos discentes no que tange ao domínio das características linguísticas e discursivas do gênero resenha de filme depois de aplicadas as atividades do PDG. Portanto, as oficinas planejadas e desenvolvidas juntamente aos estudantes contribuíram para que se tornassem não apenas melhores leitores do gênero proposto para estudo, mas também para que conseguissem produzir resenhas de filme adequadas às características inerentes ao gêneropt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, inserted in the scope of Applied Linguistics, of a qualitative and interpretative nature, consists of an action research (ENGEL, 2000, TRIPP, 2005, THIOLENT; COLETTE, 2014), which main objective is to discuss and examine the development of the students of a class of ninth grade elementary school from a rural school as readers and producers of the film review genre. The theoretical basis of the work is found in Socio-Discursive Interactionism in its didactic version (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) and in the Dialogical Discourse Analysis (BAKHTIN, 1997; BRAIT, 2006; VOLOCHINOV, 2017). We use the concept of writing as a work (FIAD, MAYRINK-SABINSON, 1991, GERALDI, 1997, SERCUNDES, 1997, PERFEITO, 2010, MENEGASSI, 2010, 2016), which comprises writing as a process, characterized by interaction between teacher and student in the act of producing texts. In relation to the film review genre, we were theoretically supported by the studies conducted by Machado, Lousada; Abreu-Tardelli (2004), Barros (2008), Lima (2015), as well as Lima and Lima (2016). Regarding the teaching methodology used in our intervention proposal, the Genre Didactic Project (PDG) (GUIMARÃES, KERSH, 2012, 2014) was elected, due to the fact that the methodological approach in question offers the possibility of working with a thematic issue allied to one or more discursive genres. Thus, our PDG involved the subject of Overcoming, identified as necessary to the students through conversations and the very coexistence of the teacher-researcher with the class. The analytical corpus is composed of twenty-three written productions (twelve initial productions and eleven final productions) of the film review genre, performed by ninth grade students of a rural school in the interior of the State of São Paulo. We had as specific objectives: (a) to diagnose the existence of significant difficulties regarding the genre film review in students' written production; (b) to discuss the main activities of the PDG that contribute to the students' understanding of the characteristics of the discursive genre film review and (c) to discuss the results of the final written production of the PDG, comparatively, with the diagnostic written production. The results evidenced an evolution of the students regarding the domain of the linguistic and discursive characteristics of the film review genre after the PDG activities were applied. Therefore, the workshops planned and developed with the students contributed to make them not only better readers of the genre proposed for study, but also to help them produce movie reviews appropriate to the characteristics inherent to the genrept_BR
dc.format.extent271 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectProjeto Didático de Gênero (PDG)pt_BR
dc.subject.ddc400pt_BR
dc.titleProjeto didático de gênero resenha de filme no contexto do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.subject.cnpq2Letras-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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