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Autor(es): Vieira, Suelen Vicente
Orientador: Both, Jorge
Título: Preocupaçãoes dos professores de educação física de Maringá (Paraná) conforme os ciclos de desenvolvimento profissional
Palavras-chave: Educação física - Preocupações docentes - Maringá (PR);Carreira docente;Professor de educação física
Data do documento: 2017
Citação: VIEIRA, Suelen Vicente. Preocupaçãoes dos professores de educação física de Maringá (Paraná) conforme os ciclos de desenvolvimento profissional. 2017. 146 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Durante a carreira docente, os professores são acometidos por algumas preocupações. A Teoria das Preocupações proposta por Fuller (1969) nos mostra que as preocupações ocorrem de acordo com o nível de socialização profissional do docente. Assim, o objetivo do estudo foi analisar as preocupações que os professores apresentam durante as diferentes fases da carreira docente. Essa pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória. Inicialmente, na primeira fase, a amostra foi composta por 92 professores de Educação Física, efetivos das Redes Municipal e Estadual de ensino, do município de Maringá (Paraná) que estavam em diferentes fases da carreira. Na segunda fase da pesquisa, a amostra foi composta por 20 professores de ambas as redes de ensino, distribuídos nos diferentes Ciclos de Desenvolvimento Profissional. Para a coleta de dados, foi utilizado, na primeira fase da investigação, um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Na segunda fase do estudo, foi realizada a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram empregados os testes Anova, para amostras independentes e para medidas repetidas, o Teste t e Correlação de Pearson para a análise quantitativa dos dados, além disso, foi utilizada a análise de conteúdo. As categorias de análise foram definidas, a priori, apoiadas na matriz teórica das preocupações (Consigo, Tarefa e Impacto da Tarefa). Os resultados da pesquisa quantitativa mostram que a dimensão Impacto da Tarefa é a que mais preocupa os docentes. A variável vínculo empregatício apresentou associação significativa, sendo que os professores vinculados à Rede Estadual demonstraram-se mais preocupados com a dimensão Tarefa que os professores da Rede Municipal. Ao realizar a correlação do constructo de preocupações evidenciou-se forte correlação entre Impacto da Tarefa e Consigo. Na fase qualitativa da investigação verificou-se que os professores são mais preocupados com a dimensão Tarefa. Além disso, evidenciou-se a existência de outras dimensões, as quais são: Questões Sociais, Políticas Públicas, Saúde e Formação Docente. Os professores mostraram-se mais preocupados com o resultado da sua ação pedagógica e com as tarefas que envolvem a prática docente do que com a sobrevivência no ambiente de trabalho. O contexto social vivenciado pelo professor, no ambiente de trabalho, afeta as preocupações nas diversas dimensões investigadas. O avanço dos Ciclos de Desenvolvimento Profissional apresenta que as preocupações vinculadas à Dimensão Consigo são mais evidentes no Ciclo de Entrada na Carreira, diminuindo no, decorrer dos Ciclos de Desenvolvimento Profissional, mas não desaparecem. Os últimos anos da carreira docente apresentaram maiores preocupações vinculadas às Dimensões Tarefa e Impacto da Tarefa. Novas pesquisas são indicadas, para que se investiguem as preocupações dos professores de Educação Física, levando em consideração o contexto social e as políticas públicas que envolvem o professor e, se possível, investigar outros profissionais participantes do ambiente escolar para enriquecer as evidências dos estudos
Abstract: During the teaching career, teachers are affected by some concerns. The Theory of Concerns proposed by Fuller (1969) suggests these concerns occur according to the level of professional socialization of the teachers. Therefore, the aim of this study was to analyze the concerns that Physical Education teachers present during the different phases of the teaching career. This research was characterized as exploratory descriptive. Initially, for the first phase of the research, the sample was composed by 92 effective teachers of Physical Education in municipal and state education of the municipality of Maringá (Paraná) were in different phases of the teaching career. In the second phase of the research, the sample was composed by 20 teachers from both networks, distributed in the different Professional Development Cycles. For the data collection, the sociodemographic questionnaire and the Teacher Concerns Scale were used in the first phase. A semi-structured interview was performed in the second phase. In the data analysis, the Anova test for independent samples and repeated measures, Teste-t and Pearson correlation were used for the quantitative research, and the second phase was used content analysis. The categories of analysis were defined a priori based on the theoretical matrix of concerns, being: Dimension for Self, Dimension Task e Dimension Impact of Task. In the quantitative part of the research was identified that the Dimension Impact of Task is what concern the teachers most. The variable of employment bond showed a significant association, teachers who work in the state network are shown themselves more concerned about the Dimension Task than the teachers in the municipal network. There was a strong correlation between Dimension Impact of Task e Dimension for Self on the correlation of the construct of concerns. In the qualitative phase was noticed that the teachers are concerned about the Dimension Task. Moreover, it’s observed an existence of other dimensions, which are: Social Problems, Public Policies, Health and Formation Teacher. The teachers were more concerned about the result of their pedagogical action and tasks involved in teaching practice instead of survival in the work environment. The social context experienced by the teachers in the work environment affects the concerns in the various Dimensions investigated. The advancement of the Professional Development Cycles show the concerns linked to the Dimension for Self are more evident in the Cycle of Entry into the Career, decreasing in the development of the Professional Development Cycles, but that do not disappear. The last years of the teaching career presented greater preoccupations related to the Dimension Task and Impact of Task. New researches are indicated in order to verify the concerns of Physical Education teachers considering the social context and the public policies that involve the teacher and, if possible, to investigate other professionals who participate in the school environment to enrich the evidence of the studies
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Jorge Both
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5712
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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