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Autor(es): Pinheiro, Ellen Grace
Orientador: Lara, Larissa Michelle, 1973-
Título: A educação física escolar na base nacional comum curricular : dinâmicas de um movimento em construção
Palavras-chave: Educação física escolar;Base Nacional Comum Curricular (BNCC);Políticas educacionais
Data do documento: 2018
Citação: PINHEIRO, Ellen Grace. A educação física escolar na base nacional comum curricular: dinâmicas de um movimento em construção . 2018. xii, 381 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular para o Componente Curricular da Educação Física. Como objetivos específicos buscamos: 1) apresentar o contexto das relações políticas estruturais-conjunturais que vêm influenciando a educação brasileira nas últimas décadas; 2) apresentar como se deu o contexto político educacional de aprovação da proposta de uma base curricular comum ao país; 3) entender como se deu o processo de construção das Versões da BNCC; e 4) identificar como o componente curricular Educação Física encontra-se estruturado nos documentos da BNCC, observando-se os avanços e limites dessa organização. A pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo descritiva, com análise documental, que inclui como fontes de pesquisa os quatro documentos da BNCC, os pareceres críticos da Primeira e Terceira Versões, os pareceres enviados ao Conselho Nacional de Educação referentes à Terceira Versão para o componente da Educação Física e demais normativas educacionais (CF 1988, LDBN 1996, DCN 2013, e PNE 2014-2024). O tratamento dos dados se deu pela exploração, observação e análise dos quatro documentos da BNCC, normativas educacionais brasileiras, e documentos oficiais que deram suporte à construção da Base. Conclui-se que após a troca de presidentes, o ideário de formação escolar, o qual sinalizou princípios voltados às necessidades do mercado, bem como sua estruturação passaram por alterações a partir da Terceira Versão prevalecendo, de modo geral, a Versão governamental. Verificou-se que o documento da etapa do Ensino Médio não foi contemplado nem na Terceira Versão e nem Versão Homologada (2017). O componente curricular da Educação Física - Ensino Fundamental manteve na Versão Homologada a mesma organização e estrutura da Versão Terceira com uma ou outra alteração. Mesmo que as duas últimas Versões referente à Educação Física tenham tentado preservar, em linhas gerais, as finalidades presentes nas duas primeiras Versões, os princípios gerais presentes no documento acabaram sobressaindo. Entretanto, como são os professores que materializam na prática pedagógica as propostas educacionais, existe a possibilidade de se romper a barreira ideológica e possibilitar um outro ideal de formação, fora dos ideais de mercado
Abstract: This study aimed to investigate the construction process of the Common National Curriculum Base for the Curriculum Component of Physical Education. As the specific objectives we search: 1) to present the context of structural-conjunctural political relations that have been influencing Brazilian education in recent decades; 2) to present how was the political context of approval the proposal for a common curricular basis for the country; 3) understand how the construction process of the BNCC Versions took place; 4) identify how the Physical Education curricular component is structured in the BNCC documents, observing the advances and limits of this organization. The search was characterized as qualitative of the descriptive type, with documental analysis, which includes as sources of research the four BNCC documents, the critical seems of the First and Third Versions, the seems sent to the CNE referring the Third Version for the component of Physical Education and other educational regulations (CF 1988, LDBN 1996, DCN 2013, and PNE 2014-2024). The treatment of the data was based on the exploration, observation and analysis of four versions of BNCC, educational norms, and official documentations that didn't made support of construction of Base. It is concluded that after the change of presidents, the ideary of school formation, which signaled principles geared to the necessity of the market, as well as its structuration have undergone changes from he Third Version, prevailing in general, the Government version. Verified that the Version for a stage of High School has not been contemplated nor in the Third Version and Homologated Version of the year of 2017. The curricular component of Physical Education - Elementary School maintained a homologated version, the same organization and structure oh Third version with some alterations. Even that the latest two versions of Physical Education have attempted to preserve, in genera lines, the finality present of the first two versions, the general principles in the document will end up standing out. However, how are the teachers that materialize the pedagogical practice the educational proposals, there is the possibility of creating and ideological barrier and enabling another ideal of formation, outside the ideals of the market
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Larissa Michelle Lara
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Vânia de Fátima Matias de Souza
Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5726
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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