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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5727
Autor(es): | Dias, Jaqueline |
Orientador: | Higarashi, Ieda Harumi |
Título: | Construção e validação de instrumento de planejamento do cuidado às famílias em unidade de internação pediátrica baseado no cuidado centrado na família |
Palavras-chave: | Instrumento de planejamento de cuidado;Famílias acompanhantes;Enfermagem pediátrica;Estudo de validação;Criança hospitalizada;Assistência à criança;Relação profissional - Família;Cuidados de enfermagem |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | DIAS, Jaqueline. Construção e validação de instrumento de planejamento do cuidado às famílias em unidade de internação pediátrica baseado no cuidado centrado na família. 2017. 173 f. Tese (doutorado em Enfermagem)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, 2017, Maringá, PR. |
Abstract: | Resumo: O referencial teórico do cuidado centrado na família (CCF) preconiza uma forma de assistência à criança e sua família, garantindo que todos sejam reconhecidos como beneficiários do cuidado. A literatura sobre o CCF já se encontra bem estabelecida, porém é frágil quanto às formas de instrumentalizar o enfermeiro para incorporar o mesmo em sua prática assistencial. O estudo do tipo metodológico, por meio de abordagem quantitativa, teve como objetivo geral descrever o processo de construção e validação de um instrumento de planejamento do cuidado às famílias em unidade de internação pediátrica. A pesquisa ocorreu no período de dezembro de 2016 a abril de 2017 através das seguintes etapas: revisão integrativa de literatura (RIL), elaboração inicial do instrumento, validação de conteúdo e aparência e elaboração final do instrumento. A validação de conteúdo foi realizada utilizando-se o método Delphi, através do calculo do Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index – VI) e Índice de Concordância Interavaliadores (Interrater agreement – IRA). Dentre os principais resultados obtidos nas etapas do estudo constatou-se que as pesquisas existentes evidenciam alto grau de satisfação dos pais e melhora da comunicação com a equipe de saúde quando o CCF é empregado. O instrumento elaborado teve validade de conteúdo e aparência aprovados na primeira rodada de avaliação com concordância mínima de 80% pelos juízes, sendo consideradas as sugestões pertinentes aos propósitos do estudo. A formatação final resultou em um instrumento contendo dados de identificação e perfil sociodemográfico e econômico do familiar acompanhante, além das seguintes dimensões: apoio cognitivo / emocional, apoio participativo / educacional e planejamento para a alta. Na identificação da mãe/familiar acompanhante e da criança, objetivou-se registrar as informações básicas sobre o familiar e a criança relativas a nome, idade, sexo, número de filhos e identificação do leito/quarto. Nos aspectos sociodemográficos e econômicos do familiar acompanhante, a coleta de dados visa a obtenção de informações relacionadas às condições de infraestrutura da família e aspectos socioeconômicos. Na dimensão relativa ao apoio cognitivo/emocional analisar-se-á os aspectos relacionados às experiências do familiar acompanhante com internamentos anteriores, nível de conhecimento sobre a necessidade de internação, impacto emocional da mesma sobre o familiar e os aspectos que o familiar considera relevantes para o enfrentamento da hospitalização da criança. O apoio participativo/educacional investiga as repercussões do internamento em relação à manutenção do papel parental durante a hospitalização, bem como, as necessidades de ações educativas e instrumentalização para o cuidado compartilhado. Finalmente, na dimensão relacionada ao planejamento para a alta, objetiva-se investigar os aspectos a serem trabalhados durante o internamento, que garantirão a restituição e/ou manutenção do estado de saúde da criança em nível domiciliar. O instrumento elaborado no presente estudo pode se constituir em uma ferramenta útil para enfermeiros pediatras que buscam estratégias para operacionalizar os pressupostos do CCF em seu âmbito de assistência. As limitações do estudo se referem à necessidade de submeter o instrumento a outras etapas de validação, em busca de indicadores mais precisos e específicos, no que tange a sua aplicabilidade no contexto assistencial Abstract: The theoretical referential of the family centered care (FCC) recommends a type of assistance to the child and family in a way that everyone is recognized as beneficiaries of the care. The literature about the FCC is already well established, but it is fragile when related to the way to give the nurses tools to incorporate it in their care practice. The methodological study, by quantitative approach, had as main objective to describe the process of construction and validation of a planning instrument using in the family care in a pediatric hospitalization unit. The research was done between December 2016 and April 2017 through the following steps: literature integrative review (LIR), initial elaboration of the instrument, content and appearance validation and final elaboration of the instrument. The content's validation was done using the method Dolphi, through the calculation of the content validity index (CVI) and the inter rater agreement (IRA). Among the main results obtained in the steps of the study it was verified that the previous researches evidence high level of parental satisfaction and the communication improvement of the health team when the FCC is applied. The elaborated instrument was validated by the judges according to content and appearance in the first evaluation round, with minimum agreement of 80% and the relevant suggestions were considered. The final formatting resulted in an instrument containing identification data and social-demographic-economic profile of the companion relative, besides the following dimensions: cognitive / emotional support, participatory / educational support and planning for hospital discharge. The objective to identify the mother or the children companion was to register basic information, such as name, age, sex, number of children and to know the room number. Related to social, demographic and economic information, the data collected aimed to get information about infrastructure and social economic aspects. Related to cognitive/emotional support, the relative's experience with previous internment will be analyzed as well as the level of knowledge about the internment need, emotional impact and the aspects considered important by the relatives to face the children’s hospitalization. The participatory/educational support investigates the internment repercussion regarding to the maintenance of the parental role during the hospitalization, as well as the need of educational actions and instrumentation for the shared care. Finally the dimensions related to the discharge plan, has the objective to investigate the aspects to be worked during the internment, which are going to guarantee the restitution and/or the maintenance of the children’s health in domicile level. The elaborated instrument in the present study can be constituted as a useful tool to pediatrician nurses who searches strategies to operate the FCC assumptions in their assistance field. The study's limitations refer to the need to submit the instruments to other validation stages, searching more precise and specific indicators, in reference of its applicability in the care context |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Harumi Higarashi Tese (doutorado em Enfermagem)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, 2017 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5727 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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