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Autor(es): Braz, Bárbara Cândido
Orientador: Kato, Lilian Akemi
Título: Aprendizagens sobre modelagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática
Palavras-chave: Formação inicial de professores;Educação matemática;Teoria social da aprendizagem;Comunidade de prática;Modelagem matemática
Data do documento: 2017
Citação: BRAZ, Bárbara Cândido. Aprendizagens sobre modelagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática. 2017. 253 f. Tese (doutorado em Educação para Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: De acordo com a Teoria Social da Aprendizagem o processo de aprendizagem é compreendido como uma dimensão da prática social e decorrente da participação das pessoas em comunidades sociais, denominadas de Comunidades de Prática (CoP), nas quais seus membros negociam significados sobre o que fazem e sobre o que isso significa para eles. Com fundamentos nestes pressupostos teóricos, esta pesquisa foi direcionada pelas seguintes questões de investigação: Que aprendizagens sobre Modelagem ocorrem em uma Comunidade de Prática constituída em uma disciplina de Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática? E ainda: Como as experiências na CoP subsidiaram estas aprendizagens?. A fim de empreender a investigação participamos no decorrer de um ano letivo do desenvolvimento de uma disciplina de Modelagem Matemática, desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática em uma Universidade pública paranaense. Amparadas nos pressupostos da pesquisa qualitativa analisamos, por meio de descrições e sínteses teóricas, os processos de negociação de significados sobre Modelagem Matemática mantidos na CoP constituída. O processo analítico evidenciou que o desenvolvimento de atividades concernentes aos empreendimentos: 1 – Estudo da Modelagem por meio de atividades orientadas pelo professor regente; 2 – Discussões de textos sobre Educação Matemática e Modelagem Matemática e; 3 – Planejamento e simulação de atividades de Modelagem, subsidiou experiências em e sobre a prática pedagógica de Modelagem que possibilitaram aos futuros professores negociar sobre: as etapas do processo de Modelagem Matemática; a organização didática (tempo e espaço) em atividades de Modelagem; as relações didáticas entre professor-aluno e entre alunos nas aulas de Matemática; a configuração do currículo escolar e suas influências na prática do professor; a vulnerabilidade do professor em ambientes de aprendizagem mais ou menos previsíveis em relação às práticas dos alunos; o processo de ensino de Matemática; a legitimação da voz do professor nas aulas de Matemática; a configuração dos ambientes de aprendizagem desenvolvidos nas aulas de Matemática. Os processos de negociação de significados sobre a Modelagem Matemática, por sua vez, requereram e permitiram o compartilhamento de experiências vividas pelos futuros professores em outras comunidades às quais pertenciam e que identificássemos indícios de aprendizagem sobre: o que é Modelagem Matemática; qual a configuração do ambiente de aprendizagem desenvolvido de acordo com atividades desta natureza; as relações entre professor e alunos neste ambiente; as relações da Modelagem com o currículo escolar; motivos para (não) usar Modelagem nas aulas de Matemática e a indicação de condições educacionais específicas para seu uso nas aulas de Matemática. Os resultados da investigação apontam a necessidade de experiências com Modelagem, na formação inicial, em contextos que envolvam os futuros professores, professores em serviço e os professores formadores, de modo que uma prática compartilhada entre esses membros sustente suas ações
Abstract: According to the Social Learning Theory, the process of learning is understood as an aspect of socialization, the result of people participating in social communities, known as Communities of Practice (CoP). Taking these theoretical assumptions into consideration, this research was conducted having the following investigative questions as guidelines: What learning activities concerning Modeling take place in a Community of Practice existing in a basic-level Mathematical Modeling class for Mathematics teachers? And also How did the experiences in the CoP support these learning activities. In order to further investigate these issues, the research team spent a year with a public university in the state of Paraná, Brazil, participating developing an academic discipline in Mathematical Modeling, in the perspective of mathematics education. Considering the assumptions of the qualitative research, an analysis was made, through theoretical sytheses and descriptions, of the processes involving the debating of definition in Mathematical Modeling, that were implemented in the CoP in question. The analysis showed that the carrying out of the following activities: 1 – Studies of Modeling through tasks assigned by a guiding professor; 2 – Discussions of texts about Mathematics Education and Mathematical Modeling; and 3 – Planning and simulation of activities in Modeling, promoted experiences in and about Modeling education that enabled future teachers to debate about: the stages of the process of Mathematical Modeling; the present regulation of education (time and space) in Modeling activities; the educational relations between teacher and student in mathematics classes; the configuration of the curriculum and its effects on the teacher’s work; the vulnerability of the teacher in environments that are more or less predictable in regards to the students’ practices; the process of teaching Mathematics; the legitimation of the teacher’s voice in mathematics classes. The processes in the debating of definition, on the other hand, allowed and required the sharing of real experiences lived by the future teachers in other communities which they were part of, and the identification of evidences of learning about: what is Mathematical Modeling; what is the configuration of the learning environment in accordance to the activities of such nature; the relations between teacher and students in this environment; the relations between Modeling and the curriculum; reasons (not) to use Modeling in Mathematics classes, and the indication of specific educational conditions for its use in said classes. The results of the research point to the need of experiences with Modeling in the basic education for teachers, in contexts involving the future teachers, active professors, and trainers, so that such shared activities between these parts support their actions
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Tese (doutorado em Educação para Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5728
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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