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Autor(es): Braz, Bárbara Cândido
Orientador: Kato, Lilian Akemi
Título: Contribuições da modelagem matemática na constituição de comunidades de prática locais : um estudo com alunos do Curso de Formação de Docentes
Palavras-chave: Modelagem matemática - Formação de docentes;Modelagem matemática - Prática;Formação de professores - Matemática;Matemática - Formação de professores - Prática
Data do documento: 2014
Citação: BRAZ, Bárbara Cândido. Contribuições da modelagem matemática na constituição de comunidades de prática locais: um estudo com alunos do Curso de Formação de Docentes. 2014. 185f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, 2014, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: As novas exigências requeridas para a formação humana e social dos sujeitos implicam na adoção de uma perspectiva de aprendizagem que ultrapasse a concepção de conhecimento enquanto uma elaboração interna ao sujeito. No que concerne à aprendizagem de Matemática, a teoria da Aprendizagem Situada, desenvolvida por Lave & Wenger (1991) proporciona uma ferramenta analítica para a compreensão da aprendizagem da Matemática. De acordo com os autores, o conhecimento é construído a partir de uma série de interações entre as pessoas e o mundo e ocorre por meio da participação dos indivíduos em Comunidades de Prática (CoP). Nas aulas de Matemática, devido às especificidades do ambiente escolar, Winbourne & Watson (1998) denominam tais comunidades de Comunidades de Prática Locais (LCoP). Segundo Boaler (2001) a aprendizagem situada da Matemática, na escola, pode ser favorecida pelo uso da Modelagem Matemática. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribui com o processo de constituição de LCoP. Para tanto, três atividades de Modelagem foram desenvolvidas com alunos de um terceiro ano de um Curso de Formação de Docentes, de uma escola pública da região centro-oeste do Paraná. A opção por desenvolver o estudo com alunos deste curso se deu pelo fato de se tratar de futuros professores, que poderão ensinar Matemática nos primeiros anos da Educação Básica, mas não são formados em Matemática. As análises realizadas evidenciaram ações, mobilizadas pelos alunos, que proporcionaram um contexto rico para a constituição de práticas matemáticas e extramatemáticas partilhadas nesse ambiente. Os diferentes tipos de discussões que emergiram nos espaços de interações da Modelagem Matemática possibilitaram o acesso dos alunos à constituição de uma prática pautada na atividade de Modelagem, conferindo-lhes reconhecimento público pelo direcionamento de discussões fundamentadas nas diferentes dimensões possibilitadas pelos temas das atividades
Abstract: The new demands required for the human and social formation of subjects involve the adoption of a learning perspective that goes beyond the conception of knowledge as an internal process to the subject. Regarding the learning of Mathematics, the theory of Situated Learning developed by Lave & Wenger (1991) provides an analytical tool to understand the learning of Mathematics. According to the authors, the knowledge is constructed from a series of interactions between people and the world and occurs by means of the participation of individuals in Communities of Practice (CoP). Because of the school environment peculiarities, Winbourne & Watson (1998) call such communities Local Communities of Practice (LCoP) in Mathematics classes. Boaler (2001) asserts that the Situated Learning of Mathematics, at school, can be supported by the use of Mathematical Modelling. Thus, this study aimed to investigate how the development of Mathematical Modelling activities contributes to the process of formation of LCoP. For this purpose, three Modelling activities had been developed with third grade students from a Teacher's Education Course of a public school, in the mid-west of Paraná. The decision to develop the research involving this particular group of students was took aiming to deal with future teachers, the ones who may teach Mathematics to the early grades of Elementary Education, even though they are not graduated in Mathematics. The analyses showed that the actions performed by the students provided a rich context for the constitution of mathematical and nonmathematical practices shared in this environment. The variety of discussions, emerged during the interaction moments of Mathematical Modelling, allowed the students access to the constitution of a practice grounded in the Modelling activity, providing them with public recognition for leading discussions based on different dimensions of possibilities given by the activities themes
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, 2014
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5729
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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