Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5760
Autor(es): Moreira, Paulo Henrique Arana
Orientador: Corazza, Maria Júlia
Título: Potenciais didáticos pedagógicos do filme de ficção científica Jurassic Word : uma análise fílmica diferenciada
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Alfabetização científica;Ficçäo científica;Engenharia genética
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MOREIRA, Paulo Henrique Arana. Potenciais didáticos pedagógicos do filme de ficção científica Jurassic Word: uma análise fílmica diferenciada. 2017. 135 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A ficção científica é um gênero literário que se insere dentro do grupo das ficções especulativas, que, em suma, contam histórias nas quais determinados temas fogem à realidade do mundo em que se apresentam, especulando sobre diversos temas, que vão desde os contos de ficção de horror até à ficção fantasiosa. Diferentemente das citadas, a ficção científica especula não sobre magias ou fantasmas, mas sim sobre conhecimentos que envolvem a Ciência, suas tecnologias e práticas. Nesse sentido, a imaginação é parte fundamental do processo de raciocínio científico, muitas vezes suprimida pela objetividade da visão positivista, é intrínseca ao ser humano, sendo expressa comumente por meio da arte, em especial a ficção científica. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender quais as possibilidades e potencialidades didáticas dos elementos contrafactuais do filme de ficção científica no processo de ensino das disciplinas de Ciências e Biologia. Elementos contrafactuais são o núcleo central das obras de ficção científica, distinguindo-as das demais por se construírem com base na negação dos fatos científicos no mundo do autor, forçando as suas possibilidades ao extremo, ao mesmo tempo em que suas relações com os humanos também são estimuladas. Para analisar tais elementos, nos baseamos nas propostas de alfabetização científica dadas por Leite (2015), que se constituem em três eixos referentes, a saber: a Ciência, suas relações e forma de produção, em conjunto com uma metodologia específica para a análise de ficção científica, que visa a entender o filme de ficção científica como um todo, não o fragmentando, já que o analisa por meio de seus elementos contrafactuais. Dessa forma, constatamos a presença de elementos contrafactuais emulativos (C7), que dão a base de verossimilhança aos espectadores da obra, bem como a presença de elementos especulativos (C5), cuja realização concreta reúne incertezas teóricas e tecnológicas atualmente. O elemento especulativo Indominus rex é o objeto central da obra analisada, que gera temáticas relativas a conceitos da genética e paleontologia, além de seu desenrolar na narrativa propiciar discussões em nível de natureza da ciência e questões bioéticas de sua concepção, evidenciando os aspectos da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Esperamos que esta pesquisa contribua com os estudos realizados na área de Ensino de Ciências, desmitificando a ideia do uso de filmes de ficção científica em sala de aula por meio de sua fragmentação e busca de imprecisões científicas, fortalecendo a visão dos referenciais teóricos revisitados de que essas obras são ricas e frutíferas mediante o uso crítico, integral e contextualizado da história que apresentam
ABSTRACT: Science fiction is a literary genre that falls within the group of speculative fictions, which in short, tell stories where certain themes escape the reality of the world in which it presents itself, speculating on various themes, ranging from the tales of horror fiction even fanciful fiction. Unlike those cited, science fiction speculates not on spells or ghosts, but on knowledge that involves science, its technologies and practices. Assuming that imagination is a fundamental part of the process of scientific reasoning which is often suppressed by the objectivity of the positivist view, and which is characteristic is intrinsic to the human being being commonly expressed through art, especially science fiction, this research aims to understand the possibilities and didactic potential of the counterfactual elements of the science fiction film in the teaching process of the disciplines of Science and Biology. Counterfactual elements are the central nucleus of works of science fiction, distinguishing them from the others by constructing themselves from the denial of scientific facts in the author's world, forcing their possibilities to the extreme, while their relations with humans are also stimulated. In order to analyze these elements we are based on the proposals of scientific literacy given by Leite (2015), which is constituted in three axes referring to Science, their relations and form of production, together with a specific methodology for analyzing science fiction, which aims to understand the science fiction film as a whole, not fragmenting it as it analyzes it through its counterfactual elements. In this way we have the presence of counterfactual elements (C7) that give the base of verisimilitude to the spectators of the work, as well as the massive presence of speculative elements (C5), which are those elements whose concrete realization brings together theoretical and technological uncertainties. Thus, the speculative element Indominus rex is the central object of the work that generates themes related to concepts of genetics and paleontology, as well as its unfolding in the narrative to foster discussions on the nature of science and bioethical issues of its conception evidencing its CTSA aspect
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5760
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paulo Henrique Arana Moreira_2017.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.