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Autor(es): Camillo, Nadia Raquel Suzini
Orientador: Matsuda, Laura Misue
Título: Trabalho em serviço de atendimento móvel de urgência : perspectivas da equipe multiprofissional
Banca: Oliveira, Magda Lúcia Félix de
Banca: Bernardes, Andrea
Palavras-chave: Enfermagem - Grupo de trabalho;Equipe de enfermagem - Serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU);Enfermagem de emergência;Qualidade de assistência à saúde
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CAMILLO, Nadia Raquel Suzini. Trabalho em serviço de atendimento móvel de urgência: perspectivas da equipe multiprofissional. 2016. 138 f. Dissertação (mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – foi instituído em 2003, pelo Ministério da Saúde, como estratégia para viabilizar melhorias no cenário brasileiro de atendimento às urgências e tem como propósitos atender às vítimas no local da ocorrência, prestar o primeiro atendimento no menor tempo possível, reduzir o número de óbitos relacionados à falta de atendimento imediato, aliviar a sobrecarga dos serviços de urgências; e minimizar o tempo de internação hospitalar. Inseridos na esfera de atendimento móvel às urgências, os profissionais desse serviço deparam-se diariamente com eventos inesperados que exigem habilidade, destreza e resolutividade na execução dos procedimentos que, atrelados à rigidez dos protocolos, podem contribuir ao estresse, com maior suscetibilidade à queda no desempenho profissional, insatisfação no trabalho, dificuldade de comunicação na equipe e repercussões negativas para a vida profissional, pessoal, familiar e social. Nessa perspectiva, este estudo, do tipo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional de um Samu. Para isso, contou com a participação de 39 trabalhadores de diferentes categorias profissionais, atuantes no Samu de um município da região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em março de 2016, por meio de entrevista semiestruturada, gravada, norteada pela questão: "Fale-me do trabalho no Samu", além de outras questões de apoio. Após a transcrição completa dos discursos obtidos nas entrevistas, eles foram submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados foram sistematizados em três categorias: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: vantagens à luz da equipe multiprofissional – abordou a relevância do serviço investigado ao aludir sobre as vantagens que este proporciona ao sistema de saúde, os bbenefícios para a população atendida e potencialidades para os próprios trabalhadores; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: fragilidades à luz da equipe multiprofissional – evidenciou que os profissionais desse derviço vivenciam dificuldades no cotidiano de trabalho, relacionadas ao sistema de gestão e fragilidades relacionadas às adversidades encontradas no atendimento das ocorrências. Por último, a categoria Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: estratégias de melhorias à luz dos profissionais – a qual aludiu à possibilidade de melhorias no Samu investigado, mediante a adoção de estratégias elencadas pelos entrevistados. Atenta-se que tais resultados foram discutidos e aparados, principalmente, no referencial teórico de Pires (2008), no que se refere ao trabalho em saúde, e em publicações científicas, alusivas ao tema deste estudo. Considera-se que, no Samu pesquisado, as vantagens do trabalho são inerentes ao âmbito da satisfação profissional, da organização do serviço e/ou da qualidade do atendimento às urgências, com possibilidade de influenciar o produto desse processo de trabalho em seus aspectos organizacionais, epidemiológicos e sociais. Nota-se ainda que, as fragilidades encontradas e vivenciadas pelos entrevistados no cotidiano de trabalho podem influenciar a execução do atendimento pré-hospitalar e, consequentemente, a sobrevida da vítima, entendidas, respectivamente, como produto e objeto do trabalho. Notou-se ainda que as estratégias de melhorias referidas se circunscrevem à estrutura organizacional e assistencial do processo de trabalho do serviço investigado
ABSTRACT: The Mobile Emergency Care Service Samu – was established in 2003 by the Ministry of Health as a strategy to enable improvements in the brazilian scenario of emergency care and has as its purpose to assist the victims at the place of occurrence, to provide the first care in the shortest time, to reduce the number of deaths related to the lack of immediate care, alleviating the burden of emergency services and minimizing the time of hospital stay. In the area of mobile emergency services, the professionals of this service are faced with unexpected events that require skill, dexterity and resoluteness in the execution of the procedures that, linked to the rigidity of the protocols, can contribute to the stress, with greater susceptibility to fall in the professional dissatisfaction, difficulty in communicating in the team and negative repercussions on professional, personal, family and social life. In this perspective, this descriptive, exploratory and qualitative approach aimed to investigate the work developed by the multiprofessional team of a Samu. For that, it counted on the participation of 39 workers of different professional categories, acting in the Samu of a municipality of the South region of Brazil. Data collection took place in March 2016, through a semi-structured and recorded interview, guided by the question: "Tell me about Samu work", as well as other support questions. After the complete transcription of the speeches obtained in the interviews, these were submitted to content analysis, in the thematic modality. The results were systematized in three categories: Mobile Emergency Service: advantages according to the multi-professional team – addressed the relevance of the Service investigated by alluding to the advantages that this Service provides to the health system, the benefits for the population served and, potential for the workers; Mobile Emergency Service: fragilities according to the multi-professional team – evidenced that the professionals of this Service experience difficulties in the daily work related to the management system, and weaknesses related to the adversities found in the attendance of occurrences. Finally, the category Mobile Emergency Service: strategies of improvement according to the multi-professional team – which alluded to the possibility of improvements in the Samu investigated, through the adoption of strategies listed by the interviewees. It is worth noting that such results were discussed and mainly related to the theoretical reference of Pires (2008), regarding health work and; in scientific publications alluding to the theme of this study. It is considered that in the Samu researched, the advantages of the work are inherent to the scope of professional satisfaction, the organization of the Service and/or the quality of attendance to emergencies, with the possibility of influencing the product of this work process in its organizational, epidemiological and social aspects. It is also noted that the weaknesses encountered and experienced by the interviewees in daily work can influence the execution of the pre-hospital care and, consequently, the survival of the victim, understood as the product and object of the work, respectively. It was also noted that the strategies of improvement referred are limited to the organizational and assistance structure of the work process of the Service under investigation
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Laura Misue Matsuda
Dissertação (mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5786
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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