Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803
Autor(es): Teodoro, Flavia Pollyany
Orientador: Kato, Lilian Akemi
Título: A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
Banca: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Banca: Proença, Marcelo Carlos de
Palavras-chave: Modelagem matemática - Formação de professores - Anos iniciais;Recontextualização pedagógica
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: TEODORO, Flavia Pollyany. A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais. 2018. 169 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803. Acesso em: 10 nov. 2021.
Abstract: RESUMO: Este estudo teve por objetivo investigar a recontextualização pedagógica da Modelagem Matemática de professores dos anos iniciais na prática pedagógica, após vivenciarem uma formação em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Para tanto, buscamos subsídios na Teoria dos Códigos de Bernstein (1996, 1998, 2000) que fundamenta-se na estruturação social do discurso pedagógico e suas formas de transmissão e aquisição possibilitadas nesse processo. Este estudo de natureza qualitativa, abarcou o contexto do curso de extensão e as aulas de Matemática de três professoras, sujeitos da pesquisa. Os dados referentes à pesquisa foram coletados por meio da observação, com registros em áudio e vídeo e entrevistas com as professoras. Para a descrição e interpretação dos dados foram organizadas categorias oriundas do processo de recontextualização da Modelagem pelas professoras na prática pedagógica segundo alguns encaminhamentos da Modelagem, são elas: escolha do tema, problematização do tema, matematização e socialização. As interpretações dessas categorias sugerem que as professoras recontextualizaram a Modelagem vivenciada no curso de extensão para a sala de aula, por meio de similaridades e diferenças no processo de formação, reveladas nas emergências de três aspectos recontextualizadores: i) experiência com a formação em Modelagem; ii) vivência da própria prática e iii) especificidade dos anos iniciais, que foram regulados por regras na comunicação da prática pedagógica. Estes aspectos foram manifestados por diferentes combinações, ao relacionarem-se na recontextualização da Modelagem na prática pedagógica
ABSTRACT: This article aimed to investigate the educational recontextualization of Mathematical Modeling with teachers in their early years of practice, after studying Mathematical Modeling from the perspective of Mathematics Education. The research was founded on Bernstein’s Theory of Codes (1996, 1998, 2000), which is based on the social structuring of the pedagogic discourse and its methods of transmission and acquisition made possible in this process. This study of qualitative nature dealt with the context of the university extension programs and the Mathematics classes of three different teachers participating in the research. The data were collected through observation of these teachers with audio and video records and interviews with them. For the purpose of interpretation and description, the data were organized in categories deriving from the recontextualization process of Modeling by these teachers in their educational activities, according to some of the elements of Modeling, which were: determining the subject, its problematization, mathematization, and socialization. The interpretation of these categories suggest that the teachers recontextualized the notion of Modeling present in the extension program to the classroom, through similarities and differences in the education process, revealed upon reflecting on three recontextualizing aspects: i) experience with Modeling education; ii) experience with own practice; iii) specificity in the early years, which were regulated by rules of communication in Teaching. These aspects were expressed by different combinations, in their relations in the recontextualization of Modeling in Teaching
Descrição: Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Flavia Pollyany Teodoro_2018.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.