Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804
Autor(es): Selingardi, Gabriela
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
Banca: Silva, Josie Agatha Parrilha da
Banca: Fusinato, Polonia Altoé
Palavras-chave: Física - Queda dos corpos;História da ciência;Ensino de física
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O processo de construção histórica da ciência converge com o processo de construção do conhecimento dos alunos (processo de aprendizagem). Observar, hipotetizar, colocar teorias ou percepções à prova sob certas circunstâncias, errar ou acertar e generalizar são comuns a ambos os processos. Entretanto, observa-se a pouca ou nenhuma referência ao emprego da História da Ciência no Ensino Médio. Tendo em vista essa problemática, esta pesquisa procura discutir as seguintes questões: Como os professores do Ensino Médio abordam a construção da História da Ciência ao ensinar Queda dos Corpos? Como esse tema é abordado no material de apoio dos professores? Dicotomia ou Convergência entre o discurso dos professores e o material de apoio? Diante dessas questões, o objetivo desta pesquisa constitui em relacionar a abordagem dos professores do Ensino Médio sobre a construção da História da Ciência ao tratar o conceito de Queda dos Corpos com o material de apoio que utilizam. A constituição dos dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e em seguida transcritas. A análise destes dados, foi fundamentada na fenomenologia de acordo com Bicudo (2000) e Martins (1988). A pesquisa mostra que os professores possuem lacunas em sua formação inicial, dificuldades em complementar o material de apoio, assim como concepções distorcidas sobre o uso da História da Ciência; apontando para a necessidade de um curso de formação continuada para estes professores
Abstract: The process of building the history of science converges with the process of building students' knowledge (learning process). Observe, hypothesize, put theories to the test or perceptions under right circumstances wrong or right and generalizing are common to both processes. However, there is little or no reference to the use of the History of Science in High School. In view of this problem, this research search to discuss the following questions: How do high school teachers approach the construction of the History of Science when teaching the Fall Bodies? How is this topic addressed in the teacher support material? Dichotomy or Convergence between teacher discourse and supportive material? In view of these questions, the objective of this research is to relate the approach of the professors of High School on the construction of the History of Science when dealing with the concept of Falling of the Bodies with the material of support that they use. The data gathering was done recorded interviews and then transcribed. The analysis of these data was based on phenomenology according to Bicudo (2000) and Martins (1988). The research indicates that the teachers have gaps in their initial formation, difficulties in complementing the support material, as well as distorted conceptions about the use of the History of Science; pointing to the need for a continuing training course for these teachers
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gabriela Selingardi_2018.pdf13,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.