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Authors: Biffi, Lorena Carolina Rosa
Orientador: Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Title: História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
Banca: Silva, Mariana Feiteiro Cavalari
Banca: Kato, Lilian Akemi
Keywords: Livro didático - Matemática;Programa Nacional do Livro Didático (Brasil);Educação matemática;História da matemática
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Estadual de Maringá
Citation: BIFFI, Lorena Carolina Rosa. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.
Abstract: RESUMO: Nesta pesquisa objetivamos identificar e analisar a presença da História da Matemática no manual do professor das seis coleções de Livros Didáticos de Matemática de Ensino Médio, recomendadas pelo Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, a fim de verificar de que maneira a História da Matemática aparece no Manual do Professor. Esta proposta é motivada pela importância atribuída ao uso da História da Matemática como ferramenta na construção do conhecimento por diversos estudiosos, por recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de que essa estratégia seja utilizada com o objetivo de propiciar uma aprendizagem com significado, não apenas como uma curiosidade presente no início ou fim de cada tópico, e pelo fato de o Guia do PNLD levá-la em conta ao avaliar os livros a serem adotados pelos docentes. Deste modo, definimos nossa questão de pesquisa: "como a História da Matemática aparece no manual do professor das coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovadas pelo guia do PNLD de 2015?". Nossa análise foi baseada nas classificações propostas por Maria Isabel Zanutto Bianchi, em "Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos livros didáticos" (2006) para classificar as aparições da História nesses materiais. Entre os resultados, verificamos que a maior parte das menções se caracteriza como uso da História da Matemática como informação, o que vem sendo verificado em outras pesquisas que analisaram livros didáticos, mas uma das coleções analisadas obteve um total de 34,5% de menções classificadas como Estratégia Didática, em que a História da Matemática é incorporada por meio de situações construídas a partir de dificuldades ou facilidades que ocorreram durante o desenvolvimento de determinado tema. Constatamos uma média de duas menções históricas caracterizadas como Estratégia Didática em cada livro. Percebemos ainda a necessidade de uma maior atenção por parte dos pesquisadores com relação ao Manual do Professor, que tem critérios específicos a serem seguidos e visa fornecer suporte ao docente, indo além do que é proposto no livro do aluno
ABSTRACT: In this research, we aimed to identify and examine the presence of the History of Mathematics within the teacher's manual throughout the six collections of High School Mathematics Didactic Books, recommended by the Guide of the Didactic Book of the National Didactic Book’s Plan (PNLD) of 2015, in order to survey how the History of Mathematics appears in the Teacher's Manual. This proposal is driven by the importance attributed in the use of the History of Mathematics as a tool in the construction of knowledge by several researchers, by the recommendation of the National Curricular Parameters that this strategy can be used in order to provide meaningful learning, not only as a curiosity present at the beginning or the end of each topic, and because the PNLD Guide takes it into consideration when evaluating the books that will be adopted by the teachers. Thus, we set our research question as: "How does the History of Mathematics appear in the teacher's manual of the High School Mathematics Didactic Book collections approved by the 2015 PNLD guide?" Our analysis was based on the classifications suggested by Maria Isabel Zanutto Bianchi in "A reflection over the presence of the History of Mathematics in Didactic Books" (2006) to sort the appearances of History in these subjects. Among the results, we found that most of the entries is characterized as using the History of Mathematics as an information, which has been observed in other studies that analyzed Didactic Books, but one of the analyzed collections obtained a total of 34.5% of mentions classified as Teaching Strategy, in which the History of Mathematics is incorporated through constructed situations from difficulties or easiness that occurred during the development of a certain theme. We found an average of two historical mentions characterized as a Teaching Strategy in each book. We also noticed the need for greater attention from researchers in relation to the Teacher's Manual, which has specific criteria to be followed and aims to provide support to teachers, going beyond what is proposed in the student’s book
Description: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lucieli Maria Trivizoli da Silva
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808
Appears in Collections:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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