Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810
Autor(es): | Oliveira, Cleyton Machado de |
Orientador: | Oliveira, André Luis de |
Título: | Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro |
Banca: | Silva, Maíra Batistoni e |
Banca: | Gomes, Luciano Carvalhais |
Palavras-chave: | Neurociência cognitiva;Ensino de ciências;Sequência didática;Classificação dos seres vivos |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | OLIVEIRA, Cleyton Machado de. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810. Acesso em: 10 nov. 2021. |
Abstract: | RESUMO: Com o desenvolvimento tecnológico e as novas concepções teóricas-metodológicas do ensino de ciências, as contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na educação para a ciência aumentaram significativamente nas últimas décadas. Nesse sentido, o interesse em torno dos aspectos anatômicos e fisiológicos do cérebro, também cresceram nas diversas áreas do conhecimento, principalmente quando nos reportamos as ciências cognitivas. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi investigar quais as contribuições direta e indireta dos conhecimentos neurocognitivos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos biológicos. Para embasar nossa análise teórica, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre diversos aspectos da Neurociência Cognitiva, bem como, sobre as possíveis correlações com o ensino de ciências. No processo de constituição dos dados, combinamos o arcabouço teórico-metodológico citado com o desenvolvimento de uma Sequência Didática, desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do Estado do Paraná. Assim, passamos a investigar, a luz da Análise Textual Discursiva, como os conceitos neurocognitivos emergiram nas atividades desenvolvidas com os alunos participantes, ou seja, com o olhar qualitativo nas produções desenvolvidas na Sequência Didática. Em termos gerais, acreditamos que essa pesquisa fornecerá subsídios para que professores, alunos, pais e todos os envolvidos no processo educacional possa compreender a complexidade do ato de aprender e quais os estímulos internos e externos podem ser evidenciados para tal ABSTRACT: With technological development and the new theoretical-methodological concepts of science teaching, contributions to the development of research in education for science have increased significantly in recent decades. In this sense, the interest surrounding the anatomical and physiological aspects of the brain, also grew in the diverse areas of knowledge, especially when we report the cognitive sciences. In this way, the objective of this research was to investigate what the direct and indirect contributions of neurobiological knowledge in the process of teaching and learning biological concepts. To base our theoretical analysis, a bibliographical revision was conducted on several aspects of cognitive neuroscience, as well as, on the possible correlations with science teaching. In the process of establishing the data, we combine the theoretical-methodological framework cited with the development of a didactic sequence, developed with students of the 7th year of the elementary School of a public institution of the state of Paraná. Thus, we investigated, the light of the Textual analysis discursive, as the neurobiological concepts emerged in the activities developed with the participating pupils, i.e. the qualitative look in the productions developed in the didactic sequence. In general terms, we believe that this research will provide grants for teachers, students, parents and all involved in the educational process to understand the complexity of the act of learning and which internal and external stimuli can be evidenced to such |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cleyton Machado de Oliveira_2018.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.