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dc.contributor.advisorFranco, Valdeni Soliani, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorZanella, Idelmar Andrépt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T15:29:12Z-
dc.date.available2021-11-10T15:29:12Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationZANELLA, Idelmar André. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra: um estudo com futuros professores de matemática. 2018. 229 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811. Acesso em: 10 nov. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani Francopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Canavarropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a coordenação de diferentes representações semióticas possibilitada pelo uso do GeoGebra influencia a apreensão de objetos geométricos e suas propriedades por futuros professores de Matemática. Participaram da investigação onze estudantes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática de uma universidade ao norte do Estado do Paraná, que constituíram uma turma da disciplina de Geometria Euclidiana, e resolveram tarefas de geometria com o apoio do GeoGebra. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa na perspectiva do paradigma interpretativo, e a modalidade de pesquisa foi o estudo de caso sobre essa turma de estudantes. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e incluem as produções matemáticas dos participantes da pesquisa. Os resultados deste estudo mostram que a apreensão dos objetos geométricos e de suas propriedades ocorre em virtude da sinergia entre: fatores cognitivos; conhecimentos geométricos; tarefas matemáticas; meios fenomenológicos de produção de representações semióticas; apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica e a função de objetivação. Inferimos que esses elementos foram influenciados pela coordenação de diferentes representações semióticas suscitada pelos participantes da pesquisapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aimed to comprehend how the coordination of different semiotic representations made possible by the use of GeoGebra influences the apprehension of geometric objects and their properties by future teachers of Mathematics. Eleven students in the Course of Licentiate and Bachelor in Mathematics of a University in the North of the State of Paraná participated in the research. These students formed one group for the discipline of Euclidean Geometry, and solved geometry tasks with the support of GeoGebra. The research followed a qualitative approach from the perspective of the interpretive paradigm. The research modality was the case study of a case about this group formed by the students. The collected data were analyzed following the Registers of Semiotic Representation by Raymond Duval, and include the mathematical productions of the participants involved in the research. The results of this study show that the apprehension of the geometric objects and their properties occurs due to the synergy among: cognitive factors; geometric knowledge; mathematical tasks; phenomenological means of semiotic representation production; perceptive, sequential, operative and discursive apprehensions relative to a geometric figure and a function of objectification. We infered that the elements were influenced by the coordination of different semiotic representations raised by the participants of the researchpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGeometria Euclidianapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subject.ddc516.2pt_BR
dc.titleDiferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.contributor.referee2Nóbrega, Jorge Cássio Costa-
dc.contributor.referee3Kato, Lilian Akemi-
dc.contributor.referee4Barros, Rui Marcos de Oliveira-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical229 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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