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Autor(es): Pastre, Cristiane Aparecida da Silva
Orientador: Chaves, Marta
Título: Teoria histórico-cultural e literatura para crianças : possibilidades de desenvolvimento humano na educação infantil
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural;Educação infantil;Literatura infantojuvenil
Data do documento: 2018
Citação: PASTRE, Cristiane Aparecida da Silva. Teoria histórico-cultural e literatura para crianças: possibilidades de desenvolvimento humano na educação infantil. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Nesta dissertação, propomo-nos a identificar, nos escritos de Vigotski (1896-1934), no livro Imaginação e criação na infância, argumentos que viabilizem o entendimento da Literatura Infantil como possibilidade de formação humana. Para tanto, nosso estudo ampara-se nas pesquisas da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural, e caracteriza-se como exploratório e com delineamento bibliográfico. Assim, organizamos as seções de modo a atender nossos objetivos específicos. Na primeira seção, buscamos verificar qual a função da Literatura Infantil, bem como apresentar os dados do levantamento realizado sobre a produção acadêmica afeta a essa temática de 2006 a 2016. Na segunda seção, pesquisamos os aspectos biográficos de Vigotski, no contexto da Revolução Russa de 1917, o qual motivou suas premissas para a formação do novo homem comunista e a elaboração da obra estudada nesta pesquisa. E, na terceira seção, apresentamos nossas reflexões acerca das possibilidades de intervenções didáticas com Literatura Infantil, capazes de desenvolver as habilidades humanas das crianças desde a Educação Infantil. Consideramos essa expressão da Arte capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tais como a memória, o pensamento, a linguagem, a criação e a imaginação; essa contribuição é exemplificada por meio da proposta de desenvolvimento de recursos didáticos como as "Caixas que contam histórias". Com este percurso de estudo pudemos constatar, que a Literatura Infantil, se considerada como conteúdo, estratégia e recurso, constitui-se como uma das possibilidades de desenvolvimento e aprimoramento das funções psicológicas superiores das crianças, em especial as da Educação Infantil. E, em nosso entendimento, essa é uma questão a ser refletida nas proposições de formação de professores
Abstract: In this thesis, the purpose is to identify, in Vigotski's writings (1896-1934), in the book Imagination and Creativity in Childhood, arguments that make possible the understanding of Children's Literature as a possibility of human formation. Therefore, our study is based on the research of Science of History and Cultural-Historic Theory, and is characterized as exploratory and with a bibliographic delineation. Thus, we organize the sections in order to achieve our specific objectives. In the first section, we seek to verify the function of Children’s Literature, as well as presenting the data from the survey carried out on academic production affects this thematic from 2006 to 2016. In the second section, we researched the biographical aspects of Vigotski, in the context of the Russian Revolution in 1917, which motivated his premises for the formation of the new communist man and the elaboration of the work studied in this research. And, in the third section, we present our reflections about the possibilities of didactic interventions with Children's Literature, able of developing children's human skills since Children’s Education. We consider this expression of Art capable of contributing to the development of the higher psychological functions, such as memory, thought, language, creation and imagination; this contribution is exemplified through the proposal for the development of didactic resources such as "Boxes that tells stories". With this course of study we can verify that the Children’s Literature, if considered as content, strategy and resource, constitutes as one of the possibilities of development and improvement of the superior psychological functions of children, especially those in Children’s Education. And, in our view, this is a question to be reflected in teacher training propositions
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Chaves
Dissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5849
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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