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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChaves, Martapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Heloisa Marques Cardosopt_BR
dc.contributor.otherSantiago, Mylene Cristinapt_BR
dc.contributor.otherMenezes, Maria Christine Berduscopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T17:35:28Z-
dc.date.available2020-06-04T17:35:28Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Heloisa Marques Cardoso. A organização do espaço na educação infantil: Contribuições da teoria histórico-cultural. 2018. 155 f. Dissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5851-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Chavespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação, o objeto de estudo é a organização dos espaços internos e externos das instituições de Educação Infantil. Objetivamos identificar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a composição dos espaços organizados intencionalmente para as crianças dos primeiros meses aos cinco anos de idade. Com delineamento bibliográfico, pautados nos preceitos da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural, descrevemos o contexto histórico da Educação Infantil na Europa, pontualmente Alemanha, França e Inglaterra e no Brasil; refletimos sobre como se apresenta a temática espaço em documentos orientadores como o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998a; 1998b; 1998c) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1999; 2010); verificamos as propostas e reflexões acerca da organização do espaço em teses e dissertações de programas de pós-graduação das diferentes universidades do Brasil; explicitamos as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a consolidação dos espaços internos e externos das instituições de Educação Infantil; exemplificamos, com base em vivências do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil (GEEI), em especial o programa de formação continuada no município de Telêmaco Borba, no estado do Paraná e o curso de graduação em Pedagogia – Turma Especial para Educadores do Campo, as possibilidades de composição de espaços internos e externos para as crianças. Constatamos que o espaço deve ser organizado em uma perspectiva de Educação humanizadora, pois sua organização justifica-se enquanto componente didático que pode favorecer o pleno desenvolvimento das crianças dos primeiros meses aos cinco anos de idadept_BR
dc.description.abstractAbstract: In this thesis, the object of study is the organization of internal and external spaces of the Institutions of Children’s Education. We aim to identify the contributions of the Cultural Historic-Theory for the composition of spaces organized intentionally for children from the first months to five years of age. With bibliographic delineation, basing on the precepts of Science of History and Cultural-Historic Theory, this paper describes the historical context of Children’s education in Europe, Germany, France, England and in Brazil; We reflect on how the thematic space is presented in guidance documents as the Curriculum Reference for Children’s Education (BRAZIL, 1998a; 1998b; 1998c) and the National Curriculum Guidelines for the Children’s Education (BRAZIL, 1999; 2010); This document verifies the proposals and reflections about the organization of space in dissertations and thesis of postgraduate programs of the different universities in the country; We explain the contributions of the Cultural-Historic Theory for the consolidation of the internal and external spaces of the institutions of children’s education; We exemplify, based on experiences of the Research Group in Child Education (Grupo de Pesquisa em Educação Infantil – GEEI), in special the continuing education program in the municipality of Telêmaco Borba, in the state of Paraná, and the with graduation courses in Pedagogy – Special Class for Educators of the Field, the possibilities of composing internal and external spaces for the children. We see that the space must be organized with a humanizing Education perspective, because its organization is justified as a didactic component that can favor the full development of children from the first months to five years of agept_BR
dc.format.extent155 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOrganização do espaço interno e externopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.ddc372.21pt_BR
dc.titleA organização do espaço na educação infantil : Contribuições da teoria histórico-culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.subject.cnpq2Educação-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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