Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5852
Autor(es): Franco, Letícia Cristina
Orientador: Cintra, Erica Piovam de Ulhôa
Título: Higienização e medicalização de crianças no Brasil : aproximações na história da relação medicina-saúde-educação
Palavras-chave: História da educação;Higienização - Brasil - Século XX;Psicopedagogia;Medicalização;Saúde - Educação
Data do documento: 2018
Abstract: Resumo: A presente investigação busca compreender o processo de higienização nas décadas iniciais do século XX, no Brasil, conjuntamente ao fenômeno da medicalização de crianças, aproximadas pelo estudo da relação tríade medicina-saúde-educação. A higienização significou um amplo período de mudanças individuais e coletivas de hábitos e práticas de higiene e de salubridade social com a finalidade de prevenir doenças e cooperar para o desenvolvimento de uma nação civilizada, sadia, trabalhadora e ordeira, o que alcançou a escola e os escolares. A medicalização de crianças, também se sustenta em práticas, porém esvaziada de conceito, focada na dispensação medicamentosa como a solução mais acionada nos casos de crianças com dificuldades escolares, fato esse que tributamos ao avanço da indústria farmacêutica. Para guiar as discussões, Larocca (2009), Stephanou (2010), Hochman (2005), Gondra (2004), Rocha (2003), e outros tematizam a higienização, e as clássicas Moyses e Collares (2011, 2010, 1994), com Caponi (2010), Zucoloto (2007), e outras, a medicalização. São ainda temas de atenção: a institucionalização da ciência médica no Brasil, do ensino superior, e a higiene como disciplina, ciência e política de saúde pública. De fundamental ganho, a análise das obras dos médicos Oscar Clark e Artur Ramos, que, pelo exercício profissional nas chefias dos Serviços Médico Escolar do Rio de Janeiro, o primeiro, e Otofrenia e Higiene Mental, o segundo, trazem contribuições atemporais para refletir a criança fora de padrão ou "anormal", num caso, ou a "criança problema", no outro, por meio de propostas de intervenção médica-educacional e social de amplitude, como o realizado no projeto escola-hospital, como modelo de atenção à criança, pelo primeiro, ou para se pensar ela mesma, a criança problema, título e livro do segundo. Ambos cooperam ainda para informar ‘a atenção clínico-antropológica’, como denominamos aqui, dispensada à criança e ao escolar com dificuldades escolares, sociais ou psicológicas, como sugestão pedagógica à atual medicina e escola brasileira
Abstract: The present research seeks to understand the process of hygiene in the early decades of the twentieth century in Brazil, together with the phenomenon of the children medicalization, approximated by the study of the medical-health-education triad relationship. Hygienization meant a huge period of individual and collective changes in habits and practices of hygiene and social sanitation, in order to prevent diseases and to cooperate for the development of a civilized nation, healthy, industrious and orderly nation, which reached the school and school children. The medicalization of children is also based on practices, but devoid of concept, focused on the medicines dispensing as the most active solution in the cases of children with school difficulties, a fact that we tax the advancement of the pharmaceutical industry. To guide the discussions, Larocca (2009), Stephanou (2010), Hochman (2005), Gondra (2004), Rocha (2003), and others themed the hygiene, and the classic Moyses and Collares (2011, 2010, 1994) with Caponi (2010), Zucoloto (2007), and others themed the medicalization. There are also attention themes: the institutionalization of medical science in Brazil, higher education, and hygiene as a discipline, science and public health policy. Of fundamental importance, the analysis of the works of physicians Oscar Clark and Artur Ramos, who by the professional practice in the heads of the School Medical Services of Rio de Janeiro, the first, and Otofrenia and Mental Hygiene, the second, bring timeless contributions to reflect the or "abnormal" child, in one case, or the "problem child", in the other, by means of proposals of medical-educational and social intervention of amplitude, such as that accomplished in the school-hospital project, as a model of attention to the child, by the first, or to think of itself, the problem child, title and book of the second. Both cooperate in informing 'clinical and anthropological attention', as we call it, dispensed to the child and the scholar with educational, social or psychological difficulties, as a pedagogical suggestion to the current Brazilian medicine and school
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Erica Piovam de Ulhôa Cintra
Dissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5852
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Cristina Franco_2018.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.