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Autor(es): Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
Orientador: Rodrigues, Elaine
Título: Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
Palavras-chave: Educação - História;Imprensa pedagógica - Paraná (Estado) - 1906-1910;Revista A Escola - Paraná (Estado) - 1906-1910;Formação do cidadão
Data do documento: 2018
Abstract: Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar como a formação e o ensino do cidadão foram abordados na Revista "A Escola" (1906-1910). O impresso foi lançado no Estado do Paraná, em fevereiro de 1906, por iniciativa do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná, com sede em Curitiba. Selecionamos o recorte temporal de 1906 a 1910, pois, nesse período, o periódico esteve em circulação, mantendo os mesmos membros, não só na diretoria do Grêmio dos Professores, mas também na redação da revista, o que nos remete a uma continuidade do projeto inicial da publicação do periódico. A problemática: com que intuito os professores paranaenses, da região de Curitiba, no inicio do século XX, ligados ao "Órgão do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná", mobilizaram-se para a publicação de um periódico? Como abordaram o tema do civismo e qual representação de ensino defendiam? E ainda, como compreenderam a relevância do ensino de civismo nas escolas paranaenses? A pesquisa, tendo como fonte uma Revista, privilegiou os métodos de investigação com Imprensa Pedagógica. O objetivo geral foi verificar como o ensino e a formação dos cidadãos foram abordados na Revista "A Escola". Os objetivos específicos consistiram em verificar como os professores compreendiam a necessidade da Educação Moral e Cívica, bem como compreender a importância da reformulação do ensino público primário, que foi abordado pela revista, e observar as propostas apresentadas na revista para a melhoria do ensino no Paraná. Como metodologia, o caminho utilizado inicialmente foi de leitura e fichamento da fonte, este processo permitiu definir um recorte temporal e identificar o objeto de estudo, ou seja, o civismo. Identificado nosso objeto, prosseguimos com o trabalho, fazendo a descrição da fonte que ampliou o horizonte de nossa pesquisa. Foram identificadas novas problemáticas e, com isso, traçamos alguns eixos temáticos que se desdobraram em seções. A análise se insere no campo da História Cultural, um campo da historiografia que é trabalhado pelo grupo de estudos Heducultes, tendo como base os conceitos de Representação e Apropriação desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados da sistematização e do trabalho de investigação foram organizados em quatro seções. A primeira seção explorou a revista e as suas redes de sociabilidade, na sequência foi enfatizado como o tema civismo esteve presente nos discursos do periódico. Por último, foram abordadas as propostas apresentadas para as práticas escolares
Abstract: The present research aims to investigate how the formation and the education of the citizen were approached in the magazine "The School" (1906-1910). The form was launched in the State of Paraná in February 1906, at the initiative of the Curitiba Public Teachers' Guild. We selected the temporal cut from 1906 to 1910, since during that period the journal was in circulation, keeping the same members, not only in the board of the Teachers Guild, but also in the writing of the magazine, which refers to a continuity of the project the publication of the journal. The problem: with what purpose did the Paraná teachers, from the Curitiba region, at the beginning of the 20th century, linked to the "Organ of the Guild of Public Teachers of Paraná" mobilize for the publication of a periodical? How did they address the issue of civility and what teaching representation did they advocate? And yet, how did they understand the relevance of civic education in the schools of Paraná? The research, having as source a Magazine, privileged the methods of investigation with Pedagogical Press. The general objective was to verify how the education and training of citizens was approached in the magazine "The School". The specific objectives were to verify how teachers understood the need for Moral and Civic Education, as well as to understand the importance of the reformulation of primary public education, which was addressed by the journal, and to observe the proposals presented in the journal for the improvement of teaching in Paraná . As a methodology, the path used initially was to read and write the source, this process allowed to define a temporal cut and identify the object of study, that is, civism. Identified our object, we proceed with the work, making the description of the source that extended the horizon of our research. New problems were identified and, with this, we drew up some thematic axes that unfolded in sections. The analysis is part of the field of Cultural History, a field of historiography that is worked by the Heducultes study group, based on the concepts of Representation and Ownership developed by Roger Chartier. The results of systematization and research work were organized into four sections. The first section explored the journal and its sociability networks, following which emphasis was placed on how civicism was present in the journal's speeches. Finally, the proposals presented for school practices were addressed
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Elaine Rodrigues
Dissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5854
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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