Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856
Autor(es): Accorsi, Fernanda Amorim
Orientador: Teruya, Teresa Kazuko, 1957-
Título: Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
Palavras-chave: professora;Jornalismo;Prática pedagógica filógina
Data do documento: 2018
Abstract: Resumo: Esta pesquisa está respaldada nos Estudos de Gênero, nas Teorizações Feministas e nos Estudos Culturais para associar educação e jornalismo a partir do seguinte problema de pesquisa: Como a relação entre professora e violência, noticiada na mídia, pode servir de base para uma Prática Pedagógica Filógina? Para respondê-lo, foram examinadas 29 notícias do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba - PR, que apresentavam, no título, o substantivo professora e tratavam sobre violência. O método de análise das referidas notícias foi o processo de Codificação e Decodificação de Stuart Hall, em que as palavras carregam significados de quem produz e, ainda, podem servir de referência para quem lê, ouve e assiste. O objetivo geral foi propor práticas pedagógicas filóginas com base na análise das notícias, sobre violência da professora mulher, publicadas no jornal Gazeta do Povo entre 2006 e 2014. Foi verificado que o jornalismo da Gazeta do Povo utiliza de mansplaining, em que homens falam pelas mulheres, inclusive quando as histórias poderiam ser contadas pelas próprias protagonistas. O referido jornalismo examinado não demonstra vestígios das questões feministas, apresentando-se como sexista e misógino porque silencia as professoras, inclusive quando elas são a personagem principal da notícia. O jornalismo enaltece as narrativas masculinas, fazendo a manutenção do discurso hegemônico que sobrepõe o homem em detrimento da mulher. O jornal constrói uma realidade em que ser docente é sofrer violências. Os crimes são explorados pelo noticiário para garantir audiência das informações apresentadas, utilizando dramas e estereótipos. O machismo está presente nas notícias, portanto se houvesse consciência feminista no jornalismo, o resultado das informações poderia abarcar outras articulações sobre docência que não o binômio professora/violência. A formação de jornalistas precisa ser permeada pela consciência de que a mídia educa, logo as notícias não são meras informações transmitidas, elas podem colaborar com a produção identitária dos sujeitos. Sendo assim, a Prática Pedagógica Filógina foi produzida para o curso de jornalismo, cujo objetivo é de oportunizar chances às mulheres de serem vistas, lidas, assistidas, citadas e pensadas
Abstract: This research is supported by Gender Studies, Feminist Theorizations and Cultural Studies to connect education and journalism with the following research problem: How can the relationship between teacher and violence, reported in the media, serve as basis for a Philogynous Pedagogical Practice? To answer this, 29 articles from the newspaper Gazeta do Povo, , of Curitiba - PR, were examined, which used the noun teacher in their title, and were regarding violence. The method of analysis of the aforementioned news was the Coding and Decoding process of Stuart Hall, where words carry meanings of those who produce and can serve as a reference for those who read, listen, and watch. The general objective was to propose philogynous pedagogical practices based on the analysis of news about violence to female teachers, published in the newspaper Gazeta do Povo between 2006 and 2014. It has been acknowledged that Gazeta do Povo media uses mansplaining, in which men speak for women, even when stories could be told by the protagonists themselves. The aforementioned media doesn?t show any trace of feminist issues, presenting itself as sexist and misogynist because it silences the teachers, even when they are the main character in the article. This media extols male narratives, maintaining the hegemonic discourse that overlaps man to the detriment of women. The newspaper builds a reality in which being a teacher is suffering violence. Crimes are exploited in the news to increase readership, using dramas and stereotypes. Male chauvinism is present in the news, so if there was a feminist conscience in media, the result of the information could include other articulations about teaching rather than the binomial teacher / violence. The training of journalists needs to be permeated by the awareness that the media educates, so the news is not mere information transmitted, they can collaborate with the identity production of the subjects. Thus, the Philogynous Pedagogical Practice was produced for the journalism course, whose objective is to provide opportunities for women to be seen, read, watched, quoted and regarded
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tereza Kazuko Teruya
Tese (Doutorado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernanda Amorim Accorsi_2018.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.