Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5874
Autor(es): Borges, Iasmini Magnes Turci
Orientador: Abbas, Katia
Título: Entendendo os diferentes : influência de fatores contingenciais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis
Palavras-chave: Fatores contingenciais - Ciências contábeis;Estilos de aprendizagem - Ciências contábeis;Desempenho acadêmico - Ciências contábeis
Data do documento: 2016
Citação: BORGES, Iasmini Magnes Turci. Entendendo os diferentes: influência de fatores contingenciais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis. 2016. 147 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis)--Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Este estudo investiga, sob a ótica da Teoria da Contingência e dos Estilos de Aprendizagem, a influência dos fatores contingenciais internos, ambiente interno, estrutura, sistema técnico, estratégia do projeto pedagógico e estratégia do corpo docente e do estilo de aprendizagem, programação neurolinguística, no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Estadual de Educação Superior. A estratégia de pesquisa adotada é o levantamento com coleta de dados por intermédio de questionário. A análise dos dados deste estudo quantitativo utilizou a estatística descritiva e a modelagem de equações estruturais. A amostra estudada é composta por 327 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, matriculados do primeiro ao quarto ano. Os resultados indicam que o corpo docente exerce influência no desempenho acadêmico, apresentando que quanto maior a exigência do docente perante os discentes, entre outros fatores, maior terá que ser a dedicação do aluno, e caso isto não ocorra, menor será o seu desempenho. Os fatores contingenciais ambiente interno, estrutura, sistema técnico e estratégico do projeto pedagógico não apresentaram influenciar o desempenho acadêmico. Dos estilos de aprendizagem investigados, as PNLs visual, auditiva e leitor/escritor não apresentam ser fatores de influência direta no desempenho. Já a programação neurolinguística cinestésica influencia negativamente o desempenho, pois sendo o sistema educacional predominantemente voltado para a seleção visual, auditivo e leitor/escritor o aluno que apresentar esse estilo terá desvantagens no seu processo de aprendizagem. Por fim, quanto aos efeitos moderadores dos tipos de PNLs na relação do fator interno estrutura, sistema técnico e estratégia do projeto pedagógico, no desempenho dos discentes, somente a PNL auditiva se mostrou moderadora da relação estratégia do corpo docente e o desempenho, indicando que os alunos que apresentam característica de PNL auditiva são mais influenciados pelas estratégias do corpo docente
Abstract: This study investigates under the Contingency Theory and Learning Styles perspectives the influence of internal contingent factors, internal environment, structure, technical system, pedagogical program strategy, faculty strategy, learning style, and neuro-linguistic programming on the academic performance of accounting students who belong to a State-run Higher Education Institution. The research strategy adopted is a survey with data collection by means of a questionnaire. Data analysis of this quantitative study used descriptive statistics and structural equation modeling. The sample consists of 327 students of the undergraduate degree course in accounting from Maringa State University, who are enrolled from the first to fourth year. The results indicate that the professors have influence on academic performance, showing that the higher the degree of requirement from professors in relation to the students, among other factors, the greater will be the dedication of the student, and in contrary cases, there is a decrease in performance. Contingent factors like internal environment, structure, technical and strategic system of the pedagogical program had no influence on academic performance. Of the investigated learning styles, the visual, auditory and reader/writer NLP did not prove to be factors of direct influence on performance. On the other hand, kinesthetic neuro-linguistic programming negatively influences the performance as the educational system predominantly focuses on the visual, auditory and reader/writer styles, so those students who present the kinesthetic style will be in disadvantage in their learning process. Lastly, as the moderating effects of the types of NLP in respect to the internal factor structure, technical system and the pedagogical program strategy, regarding the performance of students, only the listening NLP proved to be moderator in the relationship of faculty strategy and performance, indicating that students who possess a listening NLP nature are more influenced by the strategies of the faculty
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Katia Abbas
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis)--Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5874
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Iasmini Magnes Turci Borges_2016.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.