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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leonardo, Nilza Sanches Tessaro | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossato, Eder Adão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-26T12:50:03Z | - |
dc.date.available | 2020-08-26T12:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ROSSATO, Eder Adão. Cursos pré-vestibulares das universidades públicas do Estado do Paraná: prática de educação inclusiva como acesso ao ensino superior. 2019. 111 f. Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5880 | - |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Nilza Tessaro Leonardo Sanches. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa, em nível de mestrado profissional, tem como objetivo geral apresentar, enquanto produto acadêmico final, um projeto de lei ordinária que cria o programa Universidade Paraná Democrático (UPD) voltado a dispor sobre uma rede pública paranaense de cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior destinada a atender, em parceria como suas Universidades Públicas Estaduais, jovens e adultos vulneráveis e provenientes tanto do ensino médio de escolas públicas, quanto bolsistas do ensino médio de escolas privadas. O estudo parte de uma análise crítica e de fundo sobre a constituição e desenvolvimento da meritocracia (clássica e social) e da judicialização de políticas públicas. Na sequência apresenta um registro analítico-descritivo de experiências de "cursinhos" sociais desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná, especialmente aquelas organizadas pelas universidades públicas pertencentes ao referido estado (UEPR), a saber: Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O trabalho destaca, ainda, algumas experiências levadas a cabo por igrejas, comunidades e associações, nas cidades de Maringá e de Curitiba. A pesquisa aponta para o fato de que o processo de formação e desenvolvimento dos cursinhos sociais, alternativos ou populares, se deu a partir de uma "lógica da inversão" motivada pelo chamado "efeito cursinho" de modo a promover uma maior democratização social da elitizada formação superior brasileira. Revela ainda, que tais "cursinhos" destinados a grupos socialmente vulneráveis constituíram-se ao longo do tempo como ações afirmativas integradas a uma política pública organizada, muitas vezes de modo autônoma e paralela ao Estado, em meio a práticas efetivas de educação social e inclusiva. Neste sentido, tais experiências presentes em todo o Brasil, senão rompem diretamente com a lógica meritocrática de manutenção do status quo vigente, aos menos o relativiza, ao facilitarem o ingresso em cursos de graduação, de grupos socialmente marginalizados, por meio de uma efetiva preparação para os processos seletivos classificatórios, tipo vestibular. Como conclusão, apresenta-se o projeto de lei ordinária que será encaminhado ao governo do Estado do Paraná, para que seja apreciado, alterado (se for o caso) e aprovado de modo a se instituir como política pública a rede paranaense de cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior, voltado, especialmente, a atender grupos, classes e populações marcadas por vulnerabilidades diversas em face de condições sociais, educacionais, sexuais, culturais, políticas, físicas, econômicas, raciais, étnicas, de origem (local, regional). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Universidades públicas | pt_BR |
dc.subject | Cursos pré-vestibulares | pt_BR |
dc.subject | Cursinhos sociais | pt_BR |
dc.subject | Meritocracia | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.ddc | 378 | pt_BR |
dc.title | Cursos pré-vestibulares das universidades públicas do Estado do Paraná : prática de educação inclusiva como acesso ao ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Praxedes, Walter Lúcio de Alencar, 1965- | - |
dc.contributor.referee2 | Constantino, Elizabeth Piemonte | - |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 111 f. : il. color. | - |
dc.subject.cnpq2 | Ciência Política | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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