Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeonardo, Nilza Sanches Tessaropt_BR
dc.contributor.authorRossato, Eder Adãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-26T12:50:03Z-
dc.date.available2020-08-26T12:50:03Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationROSSATO, Eder Adão. Cursos pré-vestibulares das universidades públicas do Estado do Paraná: prática de educação inclusiva como acesso ao ensino superior. 2019. 111 f. Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5880-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Nilza Tessaro Leonardo Sanches.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, em nível de mestrado profissional, tem como objetivo geral apresentar, enquanto produto acadêmico final, um projeto de lei ordinária que cria o programa Universidade Paraná Democrático (UPD) voltado a dispor sobre uma rede pública paranaense de cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior destinada a atender, em parceria como suas Universidades Públicas Estaduais, jovens e adultos vulneráveis e provenientes tanto do ensino médio de escolas públicas, quanto bolsistas do ensino médio de escolas privadas. O estudo parte de uma análise crítica e de fundo sobre a constituição e desenvolvimento da meritocracia (clássica e social) e da judicialização de políticas públicas. Na sequência apresenta um registro analítico-descritivo de experiências de "cursinhos" sociais desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná, especialmente aquelas organizadas pelas universidades públicas pertencentes ao referido estado (UEPR), a saber: Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O trabalho destaca, ainda, algumas experiências levadas a cabo por igrejas, comunidades e associações, nas cidades de Maringá e de Curitiba. A pesquisa aponta para o fato de que o processo de formação e desenvolvimento dos cursinhos sociais, alternativos ou populares, se deu a partir de uma "lógica da inversão" motivada pelo chamado "efeito cursinho" de modo a promover uma maior democratização social da elitizada formação superior brasileira. Revela ainda, que tais "cursinhos" destinados a grupos socialmente vulneráveis constituíram-se ao longo do tempo como ações afirmativas integradas a uma política pública organizada, muitas vezes de modo autônoma e paralela ao Estado, em meio a práticas efetivas de educação social e inclusiva. Neste sentido, tais experiências presentes em todo o Brasil, senão rompem diretamente com a lógica meritocrática de manutenção do status quo vigente, aos menos o relativiza, ao facilitarem o ingresso em cursos de graduação, de grupos socialmente marginalizados, por meio de uma efetiva preparação para os processos seletivos classificatórios, tipo vestibular. Como conclusão, apresenta-se o projeto de lei ordinária que será encaminhado ao governo do Estado do Paraná, para que seja apreciado, alterado (se for o caso) e aprovado de modo a se instituir como política pública a rede paranaense de cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior, voltado, especialmente, a atender grupos, classes e populações marcadas por vulnerabilidades diversas em face de condições sociais, educacionais, sexuais, culturais, políticas, físicas, econômicas, raciais, étnicas, de origem (local, regional).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subjectCursos pré-vestibularespt_BR
dc.subjectCursinhos sociaispt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Inclusãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.ddc378pt_BR
dc.titleCursos pré-vestibulares das universidades públicas do Estado do Paraná : prática de educação inclusiva como acesso ao ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Praxedes, Walter Lúcio de Alencar, 1965--
dc.contributor.referee2Constantino, Elizabeth Piemonte-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical111 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Ciência Política-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Eder Adao Rossato_2019.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.