Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorConstantino, Ademir Aparecidopt_BR
dc.contributor.authorSakiyama, Rubens Zenkopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-03T14:58:24Z-
dc.date.available2020-09-03T14:58:24Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSAKIYAMA, Rubens Zenko. Avaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte público. 2014. 86 f. Dissertação (mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Maringá, 2014, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5882-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ademir Aparecido Constantinopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Maringá, 2014pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: o Problema de Escalonamento de Motoristas (PEM) consiste em gerar uma escala de trabalho de motoristas, para cobrir uma escala de veículos com o menor custo, satisfazendo restrições impostas pelas leis trabalhistas, acordos sindicais e normas da empresa. Esse processo é uma etapa fundamental para o planejamento operacional de empresas do setor de transporte coletivo visto que o custo com motoristas atinge uma parcela significativa no custo global da empresa. Considerado como NP-Difícil, vários trabalhos abordam a resolução do PEM através de algoritmos heurísticos devido às limitações dos algoritmos exatos para tratar com instâncias de grande porte. O presente trabalho propõe uma abordagem para a solução do PEM envolvendo dois procedimentos de busca local em uma estrutura de vizinhança, denominados PCR e k-swap, de forma determinística e em conjunto com a meta-heurística VNS. Para validação da proposta foram utilizadas instâncias reais com mais de 2300 viagens e instâncias aleatórias extraídas das instâncias reais. Os experimentos realizados comprovam a eficiência da meta-heurística VNS para instâncias de grande porte, onde os resultados obtidos são comparados com resultados apresentados por outros trabalhos que utilizaram os procedimentos PCR e k-swap sem a utilização da meta-heurística VNSpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Bus Driver Scheduling Problem (BDSP) consists to generate a set of drivers schedule to cover a set of vehicles schedule at the lowest cost, satisfying constraints imposed by labor laws, trade union agreements and company standards. This process is vital to the operational planning of public transportation companies since the drivers cost afIects a significant portion ofthe overall cost ofthe company. Considered NP-Hard, several works address the resolution of PEM through heuristic algorithms due to the limitations of the exact algorithms to work with large instances. The present work propose a approach for solving the BDSP involving two local search procedures in a neighborhood structure, called PCR and k-swap, in a deterministic way and in conjunction with VNS meta-heuristic. To validate the work is proposed real instances with over 2300 travei and random instances extracted of real instances. The experiments demonstrated the efficacy of VNS meta-heuristic for large instances, where the present results are compared with results reported by other studies that used PCR and k-swap procedures without the use ofVNS meta-heuristicpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTransporte público - Escalonamentopt_BR
dc.subjectAlgoritmos - Problemas de grande portept_BR
dc.subjectAlgoritmos heurísticospt_BR
dc.subjectMeta-heurística VNSpt_BR
dc.subjectAlgoritmos - Problema de escalonamento de motoristas (PEM)pt_BR
dc.subject.ddc005.741pt_BR
dc.titleAvaliação da Meta-heurística VNS para um problema de planejamento operacional do transporte públicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Romão, Wesley-
dc.contributor.referee2Silva, Arinei Carlos Lindbeck da-
dc.publisher.departmentDepartamento de Informática-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical86 f. : figs., tabs. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciência da Computação-
dc.publisher.centerCentro de Tecnologia-
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rubens Zenko Sakiyama_2014.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.