Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKiouranis, Neide Maria Michellanpt_BR
dc.contributor.authorCortez, Jheniffer Michelinept_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T14:38:01Z-
dc.date.available2020-09-14T14:38:01Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCORTEZ, Jheniffer Micheline. Natureza da ciência na formação inicial de professores de química: ações e reflexões voltadas à compreensão e ensino sobre a ciência. 2019. 383 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5889-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranispt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo qualitativo foi desenvolvido por meio da metodologia da pesquisa-ação, no âmbito da Formação Inicial de Professores de Química, no qual foi implementado um Programa de Formação voltado à Natureza da Ciência (NdC) e História e Filosofia da Ciência (HFC) com objetivo de promover a compreensão e o ensino sobre a ciência. Sendo assim, nosso principal objetivo foi analisar como o Programa de Formação influenciou as visões de ciência e a prática pedagógica de futuros professores de Química. Desse modo, o desenvolvimento do Programa de Formação deu-se no componente curricular do Estágio Supervisionado II, de uma universidade pública do Estado do Paraná, e foi estruturado em quatro etapas que envolveram estudos teóricos sobre planejamento, NdC e HFC, além da construção, validação e implementação de uma Sequência Didática (SD) voltada à proposição do modelo atômico de Rutherford na Educação Básica. A constituição dos dados qualitativos ocorreu por meio de diversos instrumentos, dentre os quais destacam-se: Observação participante; Diário da pesquisadora; Sequência Didática e as diferentes versões do planejamento e sua validação; Gravação das aulas na escola campo de Estágio e de um grupo focal; Questionários; Diário de aula do estagiário; Portfólio elaborado pelos estagiários. Optou-se pela análise e apresentação dos dados por meio de quatro artigos, que retratam sobre o levantamento das pesquisas de mestrado e doutorado sobre o tema, as concepções de NdC dos licenciandos, o processo de planejamento e validação da SD e a reflexões sobre as ações oportunizadas por meio do Programa de Formação. Os resultados indicam que há uma tendência de reconhecimento e valorização da NdC e HFC na formação de professores visando a compreensão e o ensino sobre a ciência. Além disso, as reflexões acerca das concepções de ciência, apresentadas pelos licenciandos, sinalizam que as ações voltadas à inserção de NdC em sala de aula foram significativas para que os mesmos pudessem compreender sobre a natureza dinâmica do conhecimento científico, a importância dos modelos e o papel do cientista para o desenvolvimento do conhecimento científico, além da subjetividade da ciência. Durante o planejamento e implementação da SD, evidenciamos a incorporação de atividades que consideram os pressupostos da NdC e HFC, ao promover a reflexão e o debate com os alunos no Ensino Médio sobre o conceito de modelos e o contexto de proposição do modelo atômico de Rutherford. Romper com a noção de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento histórico linear pautada em longas reconstruções históricas, habitualmente utilizadas, mostrou-se como um desafio durante a proposta. Os estudos, reflexões e ações desenvolvidos no Programa de Formação possibilitaram aos licenciandos melhor compreensão e ensino da NdC em uma perspectiva histórico-filosófica. Apesar de algumas lacunas, consideramos que o planejamento e validação da SD voltados à inserção de NdC e HFC em sala se aula se configuraram como ações significativas para a influência de concepções e práticas coerentes com uma perspectiva de ensino de ciências crítico e transformador.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This qualitative study was developed through the action research methodology, in the context of the Initial Teacher Training of Chemistry, in which a Training Program focused on the Nature of Science (NOS) and History and Philosophy of Science (HPS) was implemented to promote understanding and teaching about science. Therefore, our main objective was to analyse how the Training Program influenced the views of science and pedagogical practice of future chemistry teachers. Thus, the development of the Training Program took place in the curricular component of Supervised Internship II, of a public university in the State of Paraná, and was structured in four stages that involved theoretical studies about planning, NOS and HFS, besides the construction, validation and implementation of a Teaching–learning Sequence (TLS) focused on the proposition of Rutherford's atomic model in Basic Education. The qualitative data constitution occurred through several instruments, among which stand out: Participant observation; Diary of the researcher; Teaching–learning Sequences and the different versions of the planning and its validation; Recording of the classes at the internship school and a focus group; Questionnaires; Intern's class diary; Portfolio prepared by the interns. We opted for the analysis and presentation of the data through four articles, which portray the survey of master's and doctorate researches on the subject, the NOS conceptions of undergraduates, the process of planning and validation of TLS and the reflections on actions provided through the Training Program. The results indicate that there is a tendency of recognition and appreciation of NOS and HPS in the formation of teachers aiming at the understanding and the teaching about the science. In addition, the reflections on the conceptions of science presented by the undergraduates indicate that the actions aimed at the insertion of NOS in the classroom were significant so that they could understand about the dynamic nature of scientific knowledge, the importance of models and role of the scientist for the development of scientific knowledge, besides the subjectivity of science. During the planning and implementation of TLS, we highlight the incorporation of activities that consider the assumptions of the NOS and HPS by promoting reflection and debate with students in high school on the concept of models and the propositional context of Rutherford's atomic model. Breaking with the notion of teaching from a perspective of linear historical development based on long, commonly used historical reconstructions proved to be a challenge during the proposal. The studies, reflections and actions developed in the Training Program allowed undergraduates to better understand and teach the NOS from a historical-philosophical perspective. Despite some shortcomings, we consider that the planning and validation of TLS aimed at the insertion of NOS and HPS in the classroom were configured as significant actions for the influence of conceptions and practices coherent with a critical and transformative science teaching perspective.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.subjectQuímica - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor de química - Formaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subject.ddc540.7pt_BR
dc.titleNatureza da ciência na formação inicial de professores de química : ações e reflexões voltadas à compreensão e ensino sobre a ciênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Paixão, Maria de Fátima Carmona Simõe da-
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee3Silva, Lucieli Maria Trivizoli da-
dc.contributor.referee4Oliveira, André Luis de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.audience.educationlevelopenAccess-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical383 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jheniffer Micheline Cortez_2019.pdf5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.